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sábado, 17 de março de 2012

Lazy Eights

Durante o curso de Piloto Privado, o estudante aprende diversas manobras e técnicas para poder voar em segurança e eventualmente sair de situações críticas (stall, falha de motor) quando estas já estão, de fato, acontecendo. No Piloto Comercial a coisa toda muda um pouco, pois agora o Piloto passa a desenvolver técnicas para prever e sair das mesmas situações com antecedência (um stall iminente, por exemplo).
Além disso, novas manobras são apresentadas ao aluno; uma delas são os Lazy Eights. O principal objetivo dessa manobra é desenvolver uma coordenação perfeita entre os controles da aeronave em diversas altitudes e velocidades. Razões de subida, descida e curvas são executadas simultâneamente. Durante a execução dessa manobra, as forças aplicadas aos controles estão em constante mudança, não existe um período em que as forças são constantes.
O fato de que as altitudes e velocidades estão sempre mudando, tornam essencial o voo coordenado. Por aí já podemos deduzir que o “Turn Coordinator” é um instrumento essencial na manobra.

 

O nome da manobra é auto-explicativo. Basicamente desenhamos um 8 no céu, através de duas curvas de 180 graus em direções opostas, nas quais realizamos subidas e descidas em conjunto com a curva. Ao final da primeira curva, a próxima deve ser iniciada sem demora, pois nessa manobra não devemos observar voo nivelado em momento algum! Em outras palavras, assim que a primeira curva for completada, inicie a curva na direção oposta sem nivelar as asas.
Um dos principais aspectos da manobra são pontos de referência. Antes de iniciar a manobra realize duas curvas de 90 graus em direção oposta para verificar a área e selecione três pontos: o primeiro será 45 graus, depois 90 e 135. Uma dica legal é escolher uma estrada e posicionar a aeronave paralela à esta, assim o ponto 90 graus fica extremamente simples de ser visualizado! Escolha pontos “chamativos” para não se atrapalhar durante a execução da manobra.
Escolhidos os pontos, configure bem a potência e velocidade e aumente gradualmente o ângulo de ataque. Ao mesmo tempo, inicie uma suave curva (não passe de 30 graus) procurando obter 15 graus assim que o ponto de 45 estiver bem na frente da aeronave. Continue subindo e aumentando a curva, até que essa chegue em 30 graus. O ideal é atingir 30 graus assim que a aeronave estiver perpendicular ao ponto de 90 graus. Inicie a descida e com muita precisão comece a diminuir o ângulo da curva, com o objetivo de atingir 15 graus quando o ponto de 135 estiver à frente. Quando a posição inicial for obtida inicie o mesmo processo na direção oposta.

 

É muito importante prestar atenção no altímetro. Lembre-se da altitude inicial e nunca passe daquela altitude. Nas descidas você deve buscar aquela altitude inicial. Se executada corretamente, a manobra requer cerca de 250 pés até que o ponto de altitude máxima (90 graus, curva em 30) seja atingido. Nessa manobra não mudamos a potência, por isso é importante configurar bem a aeronave antes de iniciá-la.
Os principais erros na execução dessa manobra são:
  • Atenção focada dentro do cockpit – o ideal é monitorar os pontos, altímetro e turn coordinator
  • Uso equivocado dos controles – precisão e delicadeza são desejados, nada de curvas e mudanças rápidas de direção
  • Altitude inicial ultrapassada
  • Slipping/Skidding
PTS do Piloto Comercial:
  • Exhibits knowledge of the elements related to lazy eights
  • Selects an altitude that will allow the task to be performed no lower than 1,500 feet AGL (460 meters)
  • Establishes the recommended entry configuration, power, and airspeed.
  • Maintains coordinated flight throughout the maneuver.
  • Achieves the following throughout the maneuver —
  • a. approximately 30° bank at the steepest point.
    b. constant change of pitch and roll rate.
    c. altitude tolerance at 180° points, ±100 feet (30 meters) from
    entry altitude.
    d. airspeed tolerance at the 180° point plus ±10° knots from
    entry airspeed.
    e. heading tolerance at the 180° point ±10°.
  • Continues the maneuver through the number of symmetrical loops specified and resumes straight and level flight.

                                Assista também para ver na prática como a coisa funciona!


Fonte: Aero Entusiasta

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