Durante o curso de Piloto Privado, o
estudante aprende diversas manobras e técnicas para poder voar em
segurança e eventualmente sair de situações críticas (stall, falha de
motor) quando estas já estão, de fato, acontecendo. No Piloto Comercial a
coisa toda muda um pouco, pois agora o Piloto passa a desenvolver
técnicas para prever e sair das mesmas situações com antecedência (um
stall iminente, por exemplo).
Além disso, novas manobras são
apresentadas ao aluno; uma delas são os Lazy Eights. O principal
objetivo dessa manobra é desenvolver uma coordenação perfeita entre os
controles da aeronave em diversas altitudes e velocidades. Razões de
subida, descida e curvas são executadas simultâneamente. Durante a
execução dessa manobra, as forças aplicadas aos controles estão em
constante mudança, não existe um período em que as forças são
constantes.
O fato de que as altitudes e velocidades
estão sempre mudando, tornam essencial o voo coordenado. Por aí já
podemos deduzir que o “Turn Coordinator” é um instrumento essencial na
manobra.
O
nome da manobra é auto-explicativo. Basicamente desenhamos um 8 no céu,
através de duas curvas de 180 graus em direções opostas, nas quais
realizamos subidas e descidas em conjunto com a curva. Ao final da
primeira curva, a próxima deve ser iniciada sem demora, pois nessa
manobra não devemos observar voo nivelado em momento algum! Em outras
palavras, assim que a primeira curva for completada, inicie a curva na
direção oposta sem nivelar as asas.
Um dos principais aspectos da manobra
são pontos de referência. Antes de iniciar a manobra realize duas curvas
de 90 graus em direção oposta para verificar a área e selecione três
pontos: o primeiro será 45 graus, depois 90 e 135. Uma dica legal é
escolher uma estrada e posicionar a aeronave paralela à esta, assim o
ponto 90 graus fica extremamente simples de ser visualizado! Escolha
pontos “chamativos” para não se atrapalhar durante a execução da
manobra.
Escolhidos os pontos, configure bem a
potência e velocidade e aumente gradualmente o ângulo de ataque. Ao
mesmo tempo, inicie uma suave curva (não passe de 30 graus) procurando
obter 15 graus assim que o ponto de 45 estiver bem na frente da
aeronave. Continue subindo e aumentando a curva, até que essa chegue em
30 graus. O ideal é atingir 30 graus assim que a aeronave estiver
perpendicular ao ponto de 90 graus. Inicie a descida e com muita
precisão comece a diminuir o ângulo da curva, com o objetivo de atingir
15 graus quando o ponto de 135 estiver à frente. Quando a posição
inicial for obtida inicie o mesmo processo na direção oposta.
É
muito importante prestar atenção no altímetro. Lembre-se da altitude
inicial e nunca passe daquela altitude. Nas descidas você deve buscar
aquela altitude inicial. Se executada corretamente, a manobra requer
cerca de 250 pés até que o ponto de altitude máxima (90 graus, curva em
30) seja atingido. Nessa manobra não mudamos a potência, por isso é
importante configurar bem a aeronave antes de iniciá-la.
Os principais erros na execução dessa manobra são:
- Atenção focada dentro do cockpit – o ideal é monitorar os pontos, altímetro e turn coordinator
- Uso equivocado dos controles – precisão e delicadeza são desejados, nada de curvas e mudanças rápidas de direção
- Altitude inicial ultrapassada
- Slipping/Skidding
- Exhibits knowledge of the elements related to lazy eights
- Selects an altitude that will allow the task to be performed no lower than 1,500 feet AGL (460 meters)
- Establishes the recommended entry configuration, power, and airspeed.
- Maintains coordinated flight throughout the maneuver.
- Achieves the following throughout the maneuver —
- a. approximately 30° bank at the steepest point.
b. constant change of pitch and roll rate.
c. altitude tolerance at 180° points, ±100 feet (30 meters) from
entry altitude.
d. airspeed tolerance at the 180° point plus ±10° knots from
entry airspeed.
e. heading tolerance at the 180° point ±10°.
- Continues the maneuver through the number of symmetrical loops specified and resumes straight and level flight.
Assista também para ver na prática como a coisa funciona!
Fonte: Aero Entusiasta
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