Introdução
A asa de um planador é chamada de asa delta ou asa de Rogallo e é um invento de um engenheiro da NASA Francis Rogallo que pesquisava pipas e pára-quedas na década de 60. Rogallo propôs a asa como um método de retornar de uma espaçonave à Terra. O pára-quedas de asa delta era leve, durável e muito manobrável. Mais tarde, John Dickenson, Bill Moyes, Bill Bennett e Richard Miller desenvolveram a asa de Rogallo na moderna asa delta e lançaram um esporte tremendamente popular compartilhado por milhões de pessoas no mundo todo.
Foto cedida Ramy Yanetz
O piloto de asa delta, Ramy Yanetz, no Rio de Janeiro
Como um praticante de asa delta voa
Foto cedida Kitty Hawk Kites Asa delta sobre Jockey's Ridge, NC |
Da mesma forma que ocorre com os planadores, o equilíbrio dessas 3 forças (subida, arrasto, gravidade) determina a altura que a asa delta pode ir, a distância que pode viajar e quanto tempo pode ficar nas alturas. O desempenho de uma asa delta e a distância que ela pode viajar é determinada por sua proporção de planeio (proporção de subida/arrasto), Diferente dos planadores, as asas delta não têm superfícies móveis sobre a asa nem uma calda para desviar o fluxo de ar e manobrar o aparelho. Em vez disso, o piloto é suspenso a partir do centro da massa da asa delta por meio de uma alça, manobrando a asa delta ao mudar seu peso (mudando o centro da massa) na direção do giro. O piloto também pode mudar o ângulo que a asa faz com o eixo horizontal (ângulo de ataque), que determina a velocidade do ar e a proporção de planeio da asa delta. Se o piloto puxar para trás o planador, movendo a ponta para baixo, o planador ganha velocidade. Se o piloto empurra para frente o planador, apontando para cima, ele diminuirá ou mesmo perderá a velocidade. Ao perder velocidade e estando sem fluxos de ar sobre asa, o planador não pode voar.
Como um piloto manobra uma asa delta
O equipamento básico para a prática de saltos com asa delta consiste no planador, alça e um capacete. Além disso, alguns pilotos têm instrumentos e um pára-quedas reserva de emergência.
Asa delta
A asa delta básica (asa flexível) consiste nas estruturas a seguir:
Componentes de uma asa delta |
- Tubos de alumínio (classe de planador), compõem o esqueleto da asa delta:
- tubos moldando as extremidades (2): responsáveis pelo formato triangular;
- a quilha: divide o ângulo frontal (nariz) em triângulo;
- barra transversal: situa-se atrás do nariz e fornece apoio para conectar a quilha com os tubos que moldam as extremidades;
- barra de controle: um tubo menor em formato de triângulo conectado a um ângulo direito abaixo da quilha e atrás da barra transversal, usada pelo piloto para manobrar o planador;
- Asa: a superfície planadora, em geral feita de náilon ou fibra sintética.
- Mastro: ligado à quilha do outro lado da barra de controle, apóia os cabos no topo da asa delta.
- Cabos de aço (classe do planador), apoia os vários pesos e sustenta a asa delta:
- cabos do nariz (2): conectam o nariz com a barra de controle;
- cabos do fundo (2): conectam a barra de controle com o traseiro da quilha;
- cabos frontais (2): conectam a barra de controle com a junção dos tubos que levam às extremidades e a barra transversal;
- cabos de terra (4): conectam o mastro com o nariz, a parte traseira da quilha e cada junção da barra transversal que leva à extremidade;
- batentes plásticos: inseridos nos bolsos da asa para firmar certos pontos.
Fotos cedidas Jim U'Ren do JPL Clube de Asa Delta Montagem de uma asa delta: barra de controle (esquerda), cabos de conexão (direita) |
Alça
A alça conectada ao centro da massa da asa delta, bem atrás da barra de controle, suspende o piloto de uma forma que permite a ele se movimentar livremente. As alças vêm em muitos estilos e seguram o piloto na posição de bruço. Algumas são especialmente isoladas para vôos de maior altitude.
Foto cedida Footlaunched Saco da asa delta: o estudante (frente) está usando uma alça, enquanto o instrutor (assento) está usando uma alça estilo saco |
A peça mais básica do equipamento de segurança é o capacete. Os outros equipamentos de segurança incluem óculos de proteção que, além da proteção, servem para a redução da ofuscação (igual a do óculos de proteção do ski) e um pára-quedas reserva, em geral para vôos de maior altitude (milhares de metros).
Instrumentos
Alguns pilotos carregam instrumentos como um altímetro, para ter uma idéia da altitude da asa delta e um variômetro que mantém o piloto informado da proporção de subida ou descida. Além desses dispositivos visuais, os variômetros possuem dispositivos auditivos para o piloto não precisar olhar o relógio para saber a proporção de descida ou subida. Os variômetros e altímetros são em especial importantes para vôos de alta altitude ou de longa distância (cruzando o país).
Um vôo básico
Há muitos anos, tive uma lição básica de asa delta da Kitty Hawk Kites (em
inglês), em Jockey's Ridge, NC, uma grande duna de 24 a 30 m de altura.
Os objetivos de nossa lição era decolar e voar em uma linha reta da
saliência direto para terra. Antes do vôo, o instrutor conduziu uma
inspeção da asa delta, verificando se tudo estava em boas condições,
incluindo a asa, batentes, cabos, tubos, parafusos e as conexões da
alça. Também, como o Jockey's Ridge é um parque público, ele verificou
se o caminho do vôo estava limpo de obstáculos.
Para saltar,
levantei a asa delta, em torno de 29 kg, pelas laterais da barra de
controle e corri para o cume (o instrutor correu do meu lado e gritou as
instruções). A asa se encheu de ar enquanto corri. Quando a velocidade
alcançou 27 km/h, pude sentir a asa delta me levantar do chão. Conforme
subia, movi minhas mãos das laterais da barra de controle e para os
lados de sua base.Foto cedida Escola Sky Masters de Asa Delta Um piloto corre para pular com sua asa delta |
- Tive de sentir minha velocidade do ar (nenhum instrumento me ajudaria). Se estivesse me movendo muito rápido, empurrava a barra de controle para frente para diminuir a velocidade. Se estivesse me movendo muito devagar, puxava a barra de controle na minha direção para aumentar a velocidade.
- Tinha de voar em uma linha reta. Se guinasse para a direita, teria de pôr meu peso para a esquerda para conseguir voltar ao curso. Se guinasse para a esquerda, teria de pôr meu peso para a direita.
Foto cedida Kitty Hawk Kites Asa delta sobre Jockey's Ridge, NC |
Foto cedida Kitty Hawk Kites Um piloto estabiliza a asa delta para aterrissar |
Mudanças micrometeorológicas que os pilotos buscam |
Números
- maior duração - 36 horas
- maior distância - acima de 483 km
- maior altitude - acima de 5.490 m
- maior distância - acima de 483 km
- maior altitude - acima de 5.490 m
- maior distância - acima de 483 km
- maior altitude - acima de 5.490 m
- maior distância - acima de 483 km
- maior altitude - acima de 5.490 m
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Fonte: HowStuffWorks
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