Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Como é feita a limpeza dos Aviões

  LIMPEZA TÉCNICA


    A limpeza técnica visa recuperar a eficiência e a capacidade original do ambiente tratado. Esta é efectuada em edifícios, áreas públicas, tectos, vidros, placa e arruamentos de um aeroporto.

    Em Portugal, a empresa ANA – Aeroportos de Portugal é responsável pela selecção, através de um concurso, e contratação de empresas privadas de limpeza. O contrato é válido por um prazo de três anos.



    Por motivos de segurança dos passageiros e para reduzir os perigos, todas as actividades de limpeza são regidas por procedimentos específicos.

    São também feitos inquéritos regulares aos passageiros para a avaliação das condições de higiene do aeroporto e das áreas a que os passageiros têm acesso.


Modo de actuação 
    Quando ocorre uma incidência, é feito o registo dessa mesma incidência. De seguida, é accionada a(s) resposta(s) de limpeza. Durante este processo, é registado não só o tempo de reacção (tempo que demorou até as respostas serem dadas) como o tempo que demorou a limpeza a ser efectuada.

    No período de Verão, há um reforço da equipa de limpeza e reformulação dos horários dos funcionários, uma vez que nesta altura há voos que partem às seis da manhã e outros que chegam à meia-noite, e os espaços têm de ser limpos durante a noite, antes de os passageiros chegarem ao aeroporto.


Equipamento 
    Para a limpeza técnica, são necessários os seguintes equipamentos, cada um com a sua funcionalidade:
                    Camião (semelhante ao da limpeza das ruas) – serve para a limpeza na placa e nos arruamentos, removendo o lixo e os produtos perigosos para o bom funcionamento do aeroporto;
                    Varredoras – recolhem a sujidade solo e retêm o pó;
                    Máquinas de limpeza de escadas rolantes;
                    Equipamentos para remover pastilhas elásticas;
                    Plataformas elevatórias – servem para a limpeza de tectos, janelas altas ou fachadas dos edifícios;
                    Doseadores de produtos – servem para que haja uma correcta dosagem na mistura de produtos, assegurando a segurança dos trabalhadores que manuseiam com estes produtos.
                    Químicos e detergentes específicos registados segundo requisitos ambientais e requisitos de segurança.


Qualificações dos funcionários
    Todos os trabalhadores recebem uma formação específica e continua na área de segurança (em security e em safety – explicado na Segurança), permitindo reduzir o risco de problemas e acidentes desnecessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário