O Curtiss T-32
era biplano da década de 30 sendo usado como avião de passageiros como
de bombardeiro. Construído pela Curtiss Aeroplane Motors Company e foi
utilizado pelo Exército dos Estados Unidos e no transporte executivo.
O
Condor II era um biplano com cauda e leme simples e trem de pouso
retrátil e era alimentado por dois motores radiais Wright Cyclone.
O
avião voou pela primeira vez em 1933 e com uma produção de 21 aeronaves
construídas. As aeronaves civis suportavam até 12 passageiros, entraram
em serviço pela Eastern Air Transport e American Airways, precursores
da Eastern Air Lines e American Airlines em vôos regulares noturnos.
A Força Aérea Colombiana operou 3 BT-32 equipados com flutuadores na guerra Colômbia-Peru em 1933.
Dois
BT-32 modificados foram comprados pelo United States Army Air Corps
(designados YC-30) para uso como transporte executivo. Um Condor foi
convertido com tanques de combustível extra e usado em 1938 pelo Byrd
Antartic Expedition, tinha um trem de pouso fixo para permitir o uso com
flutuadores ou esquis. Algumas aeronaves foram posteriormente
modificado para AT-32 com hélices de passo variável e com melhoramentos
de motor e nacele. A variante AT-32D poderiam ser convertidos para uma
versão mais confortável de 15 assentos. Oito variantes de BT-32
(bombardeiros) foram construídos com torre de armas operada manualmente
no nariz e em cima da fuselagem traseira. Todas as aeronaves foram
exportadas.
Uma
versão militar de carga (CT-32) também foi construída para a Argentina,
ele tinha uma porta de carga grande no lado direito da fuselagem.
Operadores Civis
- LAN-Chile três ex-americano exemplos Airlines
- China National Aviation Corporation, operados seis AT-32E cargueiros
- Eastern Air Transport (UK) operado T-32
- International Freight Air, Croydon operado quatro T-32s.
Operadores Militares
- Aviação Naval argentina operou três aeronaves da variante CT-32.
- Força Aérea Nacionalista Chinês operado BT-32
- Força Aérea Colombiana operado BT-32
- Força Aérea Peruana operado BT-32
- Estados Unidos
- Fonte: jacas voadoras
Nenhum comentário:
Postar um comentário