ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
O combustível para aviação é um combustível fóssil usado especificamente para aeronaves. Difere dos restantes combustíveis uma vez que tem uma qualidade superior, possui menos aplicações críticas para o aquecimento ou transporte, e contém mais aditivos para diminuir o risco de congelamento ou explosão. Normalmente, este tipo de combustível é derivado da gasolina (usada em motores com velas de ignição como os motores a pistão) ou diesel (para motores a turbina a jacto).
A empresa que abastece os principais aeroportos de diversos países, como é o caso de Portugal e Espanha, é a Galp Energia. Esta empresa dispõe de dois tipos de combustíveis para aviação: a jacto militar e a jacto civil. Estes dois combustíveis têm de obedecer a rigorosas especificações internacionais, como, por exemplo, pelos Sistemas Operativos e de Requisitos para a Qualifidade do Combustíveis para a aviação, em inglês, Aviation Fuel Quality Requirements for Jointly Operated Systems (AFQRJOS). Para aviação a jacto militar, é utilizado o combustível com o nome de DEF STAN 91-87/Issue 2 (DERD 2453), Turbine Fuel, Aviation: Kerosene Type Containing Fuel System Icing Inhibitor. Já para jacto civil, o combustível é do tipo Kerosene. Specifications: DEF STAN 91/91 DERD 2494 - last issue. IATA GEN/2669 – last issue. AFQRJOS – last issue.
Para além do fornecimento de combustíveis, a Galp Energia também disponibiliza serviços de manuseamento de switch and valves nas operações de abastecimento, apoio técnico às instalações e equipamentos de armazenagem e enchimento.
Equipamento
Para o abastecimento de aeronaves são necessários equipamentos específicos, a que deram o nome de Unidades de Abastecimento de Aeronaves (UAA). Entre estas unidades encontram-se o camião tanque abastecedor (CTA) e o servidor de hidrantes (SRV).
O CTA é um veículo de auto-impulsão que possui um tanque com capacidade de armazenamento. Para além disso, está equipado para filtrar, medir e transferir a quantidade de combustível que o cliente necessita para a aeronave.
O SRV é um veículo que tem um módulo de abastecimento, com equipamentos para transferir, filtrar e medir quantidades de combustível, tal como o CTA, entre a rede hidrante – sistema de integração de produtos das instalações fixas (tanques, bombas e filtros), por meio de tubagens, até o ponto de hidrantes no pátio de estacionamento de aeronaves, onde o servidor é chamado para ser realizada a operação de abastecimento – e a aeronave. Só é utilizado nos casos em que o aeroporto é dotado de rede hidrante.
Em certos aeroportos, há tanques de combustível fixos ao subsolo, não sendo necessário, nestes casos, recorrer a camiões tanque. Os camiões apenas carregam as bombas necessárias e os aparatos de pressão.
Existem dois métodos para transferir o combustível: debaixo da asa ou sob a asa da aeronave. O abastecimento ocorre debaixo da asa quando se tratam de aeronaves grandes ou jactos. Já o abastecimento sob a asa é efectuado em aviões pequenos, helicópteros e todas as aeronaves com motor a pistão. Este tipo de abastecimento é parecido ao dos automóveis: uma ou mais mangueiras de combustível são colocadas no avião tal como numa bomba de combustível convencional. Neste tipo de distribuição de combustível entre tanques é automatizada ou controlada através de um painel de controlo que se encontra no cockpit da aeronave.
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