O Robinson R22 é um pequeno helicóptero para duas pessoas e foi produzido pela companhia Robinson Helicopter.
Graças a seu baixo custo de aquisição e operação, o R22 se tornou o
helicóptero padrão para treinamento de pilotos. Como característica,
possui uma alavanca de comando cíclico em forma de "T", facilitando o
acesso a cabine. Utiliza um motor de 4 cilindros horizontalmente
opostos, movido à gasolina de aviação.
SEGURANÇA
Mesmo
sendo um helicóptero relativamente barato e de pequeno porte, o R-22
não perde na segurança. Não existe nada que possa diretamente causar um
problema crítico ao vôo do helicóptero. Um acidente resulta do
alinhamento de vários pequenos problemas. Seguindo estritamente o
manual, a aeronave de asas rotativas torna-se o meio de transporte mais
seguro já inventado, perdendo apenas para os elevadores.
Ao contrário do que muitos imaginam, o helicóptero pode planar após uma pane de motor. Essa manobra é chamada auto-rotação.
O R-22 possui um sistema chamado Embreagem de Roda Livre, com a função
de desconectar o motor do eixo de transmissão caso este gire mais
devagar que os rotores. O mesmo ocorre em uma bicicleta, quando paramos
de pedalar a catraca libera a roda para girar livremente em um sentido,
mas se a mesma tentar girar no sentido oposto ou mais devagar que a
catraca, esta irá travar e transferir a força aos pedais.
Os
2 rotores são rigidamente conectados por um eixo de transmissão. Em
caso de travamento do rotor de cauda por choque com algum objeto ou ave,
o mesmo possui parafusos de cisalhamento, que se cortam e acabam por
desconectar o rotor de cauda avariado do eixo de transmissão, deixando o
rotor principal girar livremente. Após pane do rotor de cauda
prossegue-se para o vôo em auto-rotação.
O motor do R-22 possui sistema duplo de magnetos, totalmente independentes. Ambos são testados antes do vôo pelo piloto.
fonte: Wikipédia
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