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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Especial Caças da 2º Guerra Mundial: Fairey Fulmar, “O Protetor da Frota”.

 
Fairey Fulmar Mk II preservado.

O Fulmar foi desenvolvido a partir do projeto do bombardeiro leve P.4/34 para atender uma especificação para um caça embarcado/aeronave de reconhecimento. Como a necessidade de um caça embarcado era premente, o desenvolvimento foi acelerado, e o primeiro Fulmar voou em janeiro de 1940. Primeiro caça de desenho moderno a ser empregado pela Fleet Air Arm, o Fulmar não possuía a performance dos caças da RAF contemporâneos (Spitfire e Hurricane), devido ao maior peso (possuía asas dobraveis e mais munição), ainda tendo que transportar um observador para as missões de reconhecimento. Apesar disso, prestou excelentes serviços no Mediterrâneo e Atlântico, atuando decisivamente para atrapalhar o reconhecimento das frotas inimigas e desbaratar os ataques aos porta-aviões britânicos.

Protótipo do Fulmar (1939).

Apesar da desvantagem perante os caças de base terrestre, o Fulmar era confiável, robusto e com um armamento e alcance respeitáveis. Armado com 8 metralhadoras e em alguns casos, com uma metralhadora traseira operada pelo observador. Foram produzidos 250 Fulmar Mk I e 350 Fulmar Mk II, equipado com motor mais potente, ele foi responsável por um terço das baixas a favor da Fleet Air Arm, ma, a partir de 1943, ele começou a ficar defasado em relação às aeronaves de maior desempenho, como os Seafires e o Sea Hurricanes.
Fairey Fulmar Mk I (1941).
Tipo: caça naval monomotor biposto.
Motor: em V de 12 cilindros Rolls –Royce Merlin VIII de 1.080HP (805,6kW).
Performance: velocidade máxima: 451km/h;teto operacional: 8.300m;alcance: 1.336km  
Pesos: vazio:3.137kg; máximo na decolagem: 4.627kg.
Dimensões: envergadura:14,14m; comprimento:12,27m; altura:3,25m;                                                        
Armamento 8 metralhadoras de 7,77mm montadas nas asas mais 1 metralhadora de 7,7mm montada no cockpit traseiro.

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