O Fulmar foi
desenvolvido a partir do projeto do bombardeiro leve P.4/34 para atender
uma especificação para um caça embarcado/aeronave de reconhecimento.
Como a necessidade de um caça embarcado era premente, o desenvolvimento
foi acelerado, e o primeiro Fulmar voou em janeiro de 1940. Primeiro caça de desenho moderno a ser empregado pela Fleet Air Arm, o Fulmar não possuía a performance dos caças da RAF contemporâneos (Spitfire e Hurricane),
devido ao maior peso (possuía asas dobraveis e mais munição), ainda
tendo que transportar um observador para as missões de reconhecimento.
Apesar disso, prestou excelentes serviços no Mediterrâneo e Atlântico,
atuando decisivamente para atrapalhar o reconhecimento das frotas
inimigas e desbaratar os ataques aos porta-aviões britânicos.
Apesar da desvantagem perante os caças de
base terrestre, o Fulmar era confiável, robusto e com um armamento e
alcance respeitáveis. Armado com 8 metralhadoras e em alguns casos, com
uma metralhadora traseira operada pelo observador. Foram produzidos 250 Fulmar Mk I e 350 Fulmar Mk II, equipado com motor mais potente, ele foi responsável por um terço das baixas a favor da Fleet Air Arm, ma, a partir de 1943, ele começou a ficar defasado em relação às aeronaves de maior desempenho, como os Seafires e o Sea Hurricanes.
Tipo: caça naval monomotor biposto.Motor: em V de 12 cilindros Rolls –Royce Merlin VIII de 1.080HP (805,6kW).
Performance: velocidade máxima: 451km/h;teto operacional: 8.300m;alcance: 1.336km
Pesos: vazio:3.137kg; máximo na decolagem: 4.627kg.
Dimensões: envergadura:14,14m; comprimento:12,27m; altura:3,25m;
Armamento 8 metralhadoras de 7,77mm montadas nas asas mais 1 metralhadora de 7,7mm montada no cockpit traseiro.
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