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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como funciona o motor de um avião acrobático?


A gravidade é uma coisa impressionante, pois como ela é constante, nós a temos completamente como certa. Por exemplo, o sistema de combustível em qualquer carro normal depende da gravidade para posicionar e movimentar o combustível dentro do tanque. Um monoplano de asa alta como o que aparece em Como funcionam os aviões travaria quase imediatamente se você tentasse voar com ele de cabeça para baixo. A gravidade leva o combustível do tanque (localizado dentro das asas) até o motor.
Então, como um avião acrobático que voa de cabeça para baixo e faz loops consegue fazer o combustível ir do tanque ao motor? Para responder a pergunta, conversei com Randy Henson, piloto do biplano acrobático abaixo:






Segundo Randy, existem duas técnicas:
    "A primeira é o design tubo usado em meu avião, um Pitts S-1T (em inglês). O tanque de combustível fica na fuselagem em frente aos joelhos do piloto, e dentro do tanque tem uma mangueira flexível com um peso anexado à extremidade livre. Quando o avião está totalmente para cima, essa mangueira, ou tubo, "cai" para a base do tanque por causa do peso e tira o combustível da base do tanque. Quando o avião está invertido, o peso faz com que a mangueira caia para o topo do tanque (que na verdade passa a ser a base agora) e tira o combustível de lá. Esse é um design muito interessante, porque usa apenas um tanque e você tem acesso a todo o combustível, e não importa se você estiver com o lado correto para cima ou invertido. Esse design é usado em todos os aviões acrobáticos de alta performance, com os quais estou familiarizado; esses aviões todos têm um tanque de combustível na fuselagem. "A segunda solução para o problema é o tanque de acrobacia. Esse tanque é usado em aviões como o Super Decathlon (em inglês), um monoplano de asa alta. Nesse tipo de avião, os tanques de combustível principais estão localizados nas asas, as quais são mais altas do que o motor. Em um vôo em pé, o combustível tem uma gravidade em direção à sucção da bomba de combustível que funciona dependendo do motor (em aviões como o Cessna 150, que não tem um sistema invertido de combustível, você não precisa de uma bomba de combustível, o combustível é a gravidade). Para vôo invertido, existe um pequeno tanque de acrobacia próximo ao pé do piloto. O tanque de acrobacia está conectado aos tanques principais nas asas; durante um vôo em pé, o combustível dos tanques das asas vai para o tanque de acrobacia por causa da gravidade e o enche. O tanque de acrobacia está conectado ao lado de sucção da bomba de combustível. Quando o avião está invertido, o tanque de acrobacia fica acima do motor, e a gravidade do combustível flui desse tanque para a bomba. Existe uma válvula de verificação no fio que conecta o tanque principal ao tanque de acrobacia; isso impede que o combustível do tanque de acrobacia volte ao tanque principal quando o avião estiver invertido. No Decathlon, o tanque de acrobacia contém combustível suficiente para cerca de dois minutos de vôo invertido. "O meu avião e todos os aviões acrobáticos modernos que vi funcionam com combustível injetado. No entanto, alguns dos mais antigos Pitts que vi possuem um carburador de pressão, e ele funciona em um vôo invertido".

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