Pesquisar este blog

sábado, 2 de junho de 2012

Rio +20: espaço aéreo sob controle


No período de 13 a 22 de junho, chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas se reunirão para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Para receber um evento deste porte toda a cidade se vê direta ou indiretamente envolvida. E os preparativos mais cruciais já estão sendo coordenados e postos em prática há meses.
Como ocorreu em outras ocasiões desta magnitude, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) atuará, ao longo de todo o evento, provendo serviços de navegação aérea – bem como assegurando a defesa aérea da região – com especial atenção dirigida às necessidades e particularidades dos movimentos aéreos atinentes à Rio +20.

De acordo com o Coronel Aviador Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, coordenador das operações do DECEA na Conferência, o Departamento participa da Comissão Nacional de Autoridade Aeroportuária e do Comitê Técnico de Operações Especiais para a Rio+20. Irá atuar diretamente no controle do espaço aéreo, nas operações de defesa aérea, na coordenação e controle do fluxo de tráfego aéreo e no controle dos estacionamentos das aeronaves. Para tanto, atuará em conjunto com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e com o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), ambos órgãos subordinados ao DECEA.
Do mesmo modo, estarão envolvidos nessas operações os principais aeroportos do País: Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Aeroporto Internacional de Brasília; Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre; Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus; Aeroportos Internacional de Belém, Recife e Salvador. E – como aeroportos alternativos – Viracopos, em Campinas e Confins, em Belo Horizonte.
Ainda segundo o Coronel Leonidas, no período de 20 a 22 estão sendo esperadas cerca de 100 aeronaves de comitivas oficiais para pernoite no Brasil. Dentre as ações executadas pelo DECEA estão a proteção da região no entorno do Riocentro, através da criação de um Espaço Aéreo Condicionado (restrito e monitorado) num raio de 2 a 7 milhas (3 a 11 quilômetros) e a instalação de um radar na Vila Militar de Jacarepaguá, integrado ao Sistema de Defesa Aérea.
Uma sala especialmente criada para reunir as organizações-chave da operação será criada no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e reunirá autoridades do DECEA, da Receita Federal, Polícia Federal, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Neste modelo de gerenciamento de riscos, a sala será usada para otimizar tempo e recursos para ações e decisões operacionais.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)

Fonte: DECEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário