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segunda-feira, 25 de junho de 2012

Phenom 100 e Phenom 300


Por Roberto Maranhão, Site Aviação Geral

Phenom 100 300
Maquete digital da cabine de passageiros do Phenom 100



Criada recentemente, a categoria ‘Very Light’ e Light (muito leve e Leve), a muito leve é composta por aeronaves que transportam entre 6 e 8 pessoas ou até 10.000 libras (4.536 kg). O segmento Light, já estabelecido, é composto por jatos que usualmente podem transportam até 9 pessoas.
Os jatos Legacy abriram caminho para a construção do nome da Embraer no mercado de aviação executiva. Esta foi uma experiência enriquecedora da qual, lições valiosas foram extraídas. Com as portas do mercado abertas a Embraer criou a família Phenom e o resultado foi fantástico.
Em Orlando, Flórida, no dia 9 de novembro de 2005, a Embraer revelou, na maior feira de aviação executiva do mundo, o nome dos seus jatos Very Light e Light – Phenom 100 e Phenom 300, respectivamente.
A Embraer agora esta oferecendo uma linha completa soluções integradas de serviços para apoiar a expansão do portfólio de seus produtos. Empresa dispõe dessas soluções, que abrangerão desde vendas até o suporte integral ao cliente de maneira unificada de seus produtos.




Emb Phenom 100 é um avião executivo da categoria “Jato Muito Leve” (VLJ Very Light Jet), e as primeiras entregas ocorreram em janeiro de 2009.
Phenom 100 da Embraer é o sonho da maioria das operadoras de táxi aéreo em todo o mundo. E não é pra menos, eles são frutos de elaborados estudos que mixaram as inovações tecnológicas embarcada com um estudo primoroso das necessidades do mercado. Capaz de transportar um tripulante mais cinco (5) passageiros, pois é homologado para um único tripulante, e isso, para as empresas de táxi aéreo e aviões particulares é muito expressivo, pois diminui o custo operacional e aumenta a oferta de assentos.
Phenom 100 é certificado – pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela FAA (Federal Aviation Administration), nos Estados Unidos. Nesse momento a Embraer só tem a comemorar, pois o Phenom 100 é o primeiro jato executivo em sua categoria certificado pela EASA agencia européia e onde todo o processo de certificação foi realizado sob sua responsabilidade. “A aviação é um negócio internacional e este projeto provou mais uma vez que nosso objetivo comum é aumentar a segurança. Agradecemos à ANAC e à Embraer pelo entusiasmo e precisão”, disse o Dr. Norbert Lohl, Diretor de Certificação da EASA.
O jato executivo Phenom 100, recebeu dia 24 de setembro passado, o Certificado de Tipo da European Aviation Safety Agency (EASA), autoridade de aviação civil da Europa, para operações diurnas e noturnas – Regras de Vôo Visual (Visual Flight Rules – VFR) e Regras de Vôo por Instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR), com distância de separação vertical mínima (Reduced Vertical Separation Minimum RVSM) e em condições pré-determinadas de gelo.
Painel
Painel de comandos dos jatos Phenom
A carteira de pedidos firmes dos jatos Phenom é de cerca de 800 unidades. O total de encomendas já chegou a ser maior, mas houve alguns cancelamentos devido à crise financeira global. Na primeira metade do ano, a Embraer entregou 20 unidades do Phenom 100.
Algumas das características de projeto da aeronave que ultrapassaram as metas previstas incluem velocidade máxima de cruzeiro de 390 nós (True Air Speed – TAS), 10 nós mais rápido que o prometido, e consumo de combustível até 3,6% menor que o estimado inicialmente. Os níveis de ruído externo registraram margem de 33 EPNdB (Effective Perceived Noise in Decibels ou ruído efetivo percebido em decibéis) quando comparados com os requisitos do Estágio IV estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). O maior intervalo entre manutenções programadas – 600 horas de vôo ou 12 meses – dá ao Phenom 100 uma grande vantagem sobre os concorrentes, resultando em apenas cinco paradas para manutenção programada em cinco anos. O desempenho de decolagem e subida também é melhor que o esperado. O compartimento de bagagem, que já era o maior da categoria, ganhou mais 227 litros de volume (8 pés cúbicos), passando de 1.274 litros (45 pés cúbicos) para 1.501 litros (53 pés cúbicos).
Phenom 300
O Phenom 300
CARACTERÍSTICAS
Conforto superior, desempenho excepcional e baixos custos de operação são requisitos imprescindíveis no projeto do jato Phenom 100, o melhor da sua classe. A aeronave oferece aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em sua categoria. Desenvolvida em parceria com a BMW Group Designworks USA, a sensação de ambiente agradável e relaxante é ainda enfatizada pelas amplas janelas e a comodidade proporcionada pela maior cabine em sua classe.





A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo da nova aeronave permitem a operação por apenas um piloto. Empregando a experiência em projeto e engenharia da Embraer, o jato Phenom 100 foi concebido para alta utilização e disponibilidade. Para segurança e confiabilidade adicionais, o jato oferece um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.
Baseado no sistema de aviônica da Garmin, que é completamente integrado e totalmente digital, a cabine de comando Prodigy® oferece aos operadores dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônica atualmente no mercado. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois Monitores Primários de Vôo (Primary Flight Displays – PFD) e um Monitor de Função Múltipla (Multi- Function Display – MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta à tripulação, e apresenta a informação consolidada nas três telas coloridas de alto brilho e alta definição, que são plenamente legíveis à luz do sol. 


Phenom


A beleza de desenho brasileiro
Dois motores PW617F-E da Pratt & Whitney Canada com 1.695 libras de empuxo cada equipam o jato. O alcance com quatro ocupantes é de 1.178 milhas náuticas (2.182 km ou 1.356 milhas) com reservas NBAA IFR (35 minutos de espera e alternativa de 100 milhas náuticas). A aeronave tem capacidade de voar a 12.497 metros (41 mil pés), atingidos em subidas diretas, mesmo com peso máximo. Além disso, o Phenom 100 foi projetado para decolagens e pousos em pistas curtas e para voar à velocidade máxima de Mach 0,70, ou 390 nós (True Air Speed – TAS). Estas características permitem aos clientes voar sem escalas de São Paulo a Buenos Aires, Argentina; de Recife a Brasília; de Buenos Aires ao Rio de Janeiro; ou de Caracas, Venezuela, a Manaus.
Motor


PW617F-E da Pratt & Whitney 
O jato recebeu o IF Award, na Alemanha, como melhor produto, em 2006, e melhor interior, em 2007, bem como o Good Design Award, na China, pelo melhor projeto, em 2006. Em maio de 2008, os editores da revista norte-americana Robb Report elegeram o Phenom 100 o melhor dos melhores jatos executivos (Best of the Best Business Jet). Nas condições econômicas de janeiro de 2009, o Phenom 100, na configuração básica, tem preço de US$ 3,6 milhões para certificação FAA (Estados Unidos), US$ 3,65 milhões para certificação ANAC (Brasil) e US$ 3,68 milhões para a certificação EASA (União Européia). www.EmbraerExecutiveJets.com.

Phenom


Phenom


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Phenom 300

Phenom 300



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