Por Roberto Maranhão, Site Aviação Geral
Maquete digital da cabine de passageiros do Phenom 100
Criada
recentemente, a categoria ‘Very Light’ e Light (muito leve e Leve), a
muito leve é composta por aeronaves que transportam entre 6 e 8 pessoas
ou até 10.000 libras (4.536 kg). O segmento Light, já estabelecido, é
composto por jatos que usualmente podem transportam até 9 pessoas.
Os
jatos Legacy abriram caminho para a construção do nome da Embraer no
mercado de aviação executiva. Esta foi uma experiência enriquecedora da
qual, lições valiosas foram extraídas. Com as portas do mercado abertas a
Embraer criou a família Phenom e o resultado foi fantástico.
Em
Orlando, Flórida, no dia 9 de novembro de 2005, a Embraer revelou, na
maior feira de aviação executiva do mundo, o nome dos seus jatos Very
Light e Light – Phenom 100 e Phenom 300, respectivamente.
A
Embraer agora esta oferecendo uma linha completa soluções integradas de
serviços para apoiar a expansão do portfólio de seus produtos. Empresa
dispõe dessas soluções, que abrangerão desde vendas até o suporte
integral ao cliente de maneira unificada de seus produtos.
O Emb Phenom 100 é um avião executivo da categoria “Jato Muito Leve” (VLJ Very Light Jet), e as primeiras entregas ocorreram em janeiro de 2009.
Phenom
100 da Embraer é o sonho da maioria das operadoras de táxi aéreo em
todo o mundo. E não é pra menos, eles são frutos de elaborados estudos
que mixaram as inovações tecnológicas embarcada com um estudo primoroso
das necessidades do mercado. Capaz de transportar um tripulante mais
cinco (5) passageiros, pois é homologado para um único tripulante, e
isso, para as empresas de táxi aéreo e aviões particulares é muito
expressivo, pois diminui o custo operacional e aumenta a oferta de
assentos.
Phenom
100 é certificado – pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e
pela FAA (Federal Aviation Administration), nos Estados Unidos. Nesse
momento a Embraer só tem a comemorar, pois o Phenom 100 é o primeiro
jato executivo em sua categoria certificado pela EASA agencia européia e
onde todo o processo de certificação foi realizado sob sua
responsabilidade. “A aviação é um negócio internacional e este
projeto provou mais uma vez que nosso objetivo comum é aumentar a
segurança. Agradecemos à ANAC e à Embraer pelo entusiasmo e precisão”, disse o Dr. Norbert Lohl, Diretor de Certificação da EASA.
O
jato executivo Phenom 100, recebeu dia 24 de setembro passado, o
Certificado de Tipo da European Aviation Safety Agency (EASA),
autoridade de aviação civil da Europa, para operações diurnas e noturnas
– Regras de Vôo Visual (Visual Flight Rules – VFR) e Regras de Vôo por
Instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR), com distância de separação
vertical mínima (Reduced Vertical Separation Minimum RVSM) e em
condições pré-determinadas de gelo.
Painel de comandos dos jatos Phenom
A
carteira de pedidos firmes dos jatos Phenom é de cerca de 800 unidades.
O total de encomendas já chegou a ser maior, mas houve alguns
cancelamentos devido à crise financeira global. Na primeira metade do ano, a Embraer entregou 20 unidades do Phenom 100.
Algumas
das características de projeto da aeronave que ultrapassaram as metas
previstas incluem velocidade máxima de cruzeiro de 390 nós (True Air
Speed – TAS), 10 nós mais rápido que o prometido, e consumo de
combustível até 3,6% menor que o estimado inicialmente. Os níveis de
ruído externo registraram margem de 33 EPNdB (Effective Perceived Noise
in Decibels ou ruído efetivo percebido em decibéis) quando comparados
com os requisitos do Estágio IV estabelecidos pela Organização de
Aviação Civil Internacional (OACI). O maior intervalo entre manutenções
programadas – 600 horas de vôo ou 12 meses – dá ao Phenom 100 uma grande
vantagem sobre os concorrentes, resultando em apenas cinco paradas para
manutenção programada em cinco anos. O desempenho de decolagem e subida
também é melhor que o esperado. O compartimento de bagagem, que já era o
maior da categoria, ganhou mais 227 litros de volume (8 pés cúbicos),
passando de 1.274 litros (45 pés cúbicos) para 1.501 litros (53 pés
cúbicos).
O Phenom 300
CARACTERÍSTICAS
Conforto superior, desempenho excepcional e
baixos custos de operação são requisitos imprescindíveis no projeto do
jato Phenom 100, o melhor da sua classe. A aeronave oferece aos pilotos e
passageiros conforto e estilo sem paralelo em sua categoria.
Desenvolvida em parceria com a BMW Group Designworks USA, a sensação de
ambiente agradável e relaxante é ainda enfatizada pelas amplas janelas e
a comodidade proporcionada pela maior cabine em sua classe.
A funcionalidade da cabine de pilotagem e as
qualidades de vôo da nova aeronave permitem a operação por apenas um
piloto. Empregando a experiência em projeto e engenharia da Embraer, o
jato Phenom 100 foi concebido para alta utilização e disponibilidade.
Para segurança e confiabilidade adicionais, o jato oferece um sistema
brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração
padrão.
Baseado no sistema de aviônica da Garmin,
que é completamente integrado e totalmente digital, a cabine de comando
Prodigy® oferece aos operadores dos jatos Phenom mais vantagens que
qualquer outro conjunto de aviônica atualmente no mercado. A cabine de
pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas,
sendo dois Monitores Primários de Vôo (Primary Flight Displays – PFD) e
um Monitor de Função Múltipla (Multi- Function Display – MFD). O sistema
integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação,
topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas
de alerta à tripulação, e apresenta a informação consolidada nas três
telas coloridas de alto brilho e alta definição, que são plenamente
legíveis à luz do sol.
A beleza de desenho brasileiro
Dois motores PW617F-E da Pratt & Whitney
Canada com 1.695 libras de empuxo cada equipam o jato. O alcance com
quatro ocupantes é de 1.178 milhas náuticas (2.182 km ou 1.356 milhas)
com reservas NBAA IFR (35 minutos de espera e alternativa de 100 milhas
náuticas). A aeronave tem capacidade de voar a 12.497 metros (41 mil
pés), atingidos em subidas diretas, mesmo com peso máximo. Além disso, o
Phenom 100 foi projetado para decolagens e pousos em pistas curtas e
para voar à velocidade máxima de Mach 0,70, ou 390 nós (True Air Speed –
TAS). Estas características permitem aos clientes voar sem escalas de
São Paulo a Buenos Aires, Argentina; de Recife a Brasília; de Buenos
Aires ao Rio de Janeiro; ou de Caracas, Venezuela, a Manaus.
PW617F-E da Pratt & Whitney
O jato recebeu o IF Award, na Alemanha, como
melhor produto, em 2006, e melhor interior, em 2007, bem como o Good
Design Award, na China, pelo melhor projeto, em 2006. Em maio de 2008,
os editores da revista norte-americana Robb Report elegeram o Phenom 100
o melhor dos melhores jatos executivos (Best of the Best Business Jet).
Nas condições econômicas de janeiro de 2009, o Phenom 100, na
configuração básica, tem preço de US$ 3,6 milhões para certificação FAA
(Estados Unidos), US$ 3,65 milhões para certificação ANAC (Brasil) e US$
3,68 milhões para a certificação EASA (União Européia).
www.EmbraerExecutiveJets.com.
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