A importância da atenção dos Comissários durante o vôo
A
seguir, acompanhe um caso de situação anormal a bordo em que a atenção e
as atitudes corretas dos comissários foram de fundamental importância
para a segurança do vôo.
Uma situação anormal a bordo de uma aeronave pode ou não afetar a segurança, bem como resultar em um incidente ou um acidente.
Nestas situações, as respostas de emergência dos Comissários devem ser rápidas e precisas para uma segura resolução do problema. São de extrema importância a atenção e o monitoramento constante.
Em junho de 1999, uma aeronave Boeing 757 estava operando um serviço de
Ponte Aérea, estando a aproximadamente 20 minutos de seu destino. Os
Comissários haviam completado o serviço de bordo e começado a guardar as
bandejas quando o sinal de apertar cintos acendeu. Este foi seguido
imediatamente pela queda das máscaras de oxigênio do sistema fixo (a
altitude da cabine estava neste momento a 14.000 pés). Com a aeronave em
processo de descida, o sistema de anúncios automáticos de
despressurização foi acionado e as luzes da cabine totalmente acesas.
Todos os Comissários sentaram imediatamente colocando suas máscaras
(alguns Comissários utilizaram assentos de passageiros). Os passageiros
colocaram suas máscaras iniciando um pânico a bordo.
Não houve nenhum outro sinal visual ou auditivo da despressurização
como, por exemplo, fumaça na cabine, alarme do detector de fumaça,
rápida ebulição da água nas galleys, etc.
Após alguns minutos, um cheiro distinto de "pano queimado" apareceu no
meio da cabine (fato normal quando da geração de oxigênio pelos
geradores químicos).
Todos os Comissários permaneceram sentados até receberem a comunicação
de que a aeronave estava em altitude de segurança. O Chefe de equipe foi
checar as condições dos demais colegas e passageiros e dirigindo-se à
cabine de Comando para efetuar o reporte da situação.
Efetuou então um briefing com os demais Comissários repassando as informações recebidas dos tripulantes técnicos:
- A aeronave havia passado por uma rápida despressurização (confirmada mais tarde como uma despressurização lenta).
- Iriam continuar o vôo até o destino planejado.
- O pouso deveria ocorrer em aproximadamente 15 minutos.
- Sem instruções especiais.
Todos Comissários efetuaram os procedimentos adotados pela Empresa.
O Chefe de Equipe efetuou uma alocução para os passageiros através do
sistema PA preparando-os para o pouso. Manteve o Comandante informado,
inclusive sobre a desnecessidade dos passageiros continuarem com as
máscaras de oxigênio.
O Comandante efetuou alocução aos passageiros informando-os que haviam
experimentado uma perda de pressão da cabine e que estavam continuando o
vôo para o destino. Informou ainda que poderiam retirar as máscaras.
Cabine e galleys foram checadas.
Todo o acontecimento durou aproximadamente 10 minutos. Após um princípio
de pânico, com a atuação dos tripulantes, reinando então calma na
cabine de passageiros (alguns continuaram com o breakfast, outros trabalhando com seus Laptops).
Comentários da Tripulação:
- Todos os tripulantes efetuaram corretamente seus procedimentos. O treinamento específico ajudou-os nesta situação.
- A importância em se manter os compartimentos das galleys fechados e
travados, mesmo durante a realização do serviço a bordo, fato que
preveniu que os objetos soltos se tornassem perigosos.
- A tripulação segurou o trolley enquanto estavam sentados.
- A importância da comunicação e trabalho em equipe (permaneceram
observando uns aos outros durante o estágio inicial da
despressurização).
- Cinco geradores químicos falharam.
- Importância de se lembrar para respirar normalmente enquanto estiverem usando o oxigênio para prevenir hiperventilação.
- O Chefe de Equipe sentou em assento de passageiros, próximo a asa
quando as mascaras caíram. Depois se locomoveu para a parte dianteira
utilizando unidades extras.
Após o pouso, a aeronave foi monitorada pelos serviços de emergência do
aeroporto e o Chefe de Equipe efetuou alocução aos passageiros
informando-os que este era o procedimento normal naquela situação, bem
como solicitando que se alguém necessitasse assistência, que
permanecesse sentado. Todos saíram da aeronave sem ajuda e na foi
reportado nenhum ferimento.
Lembrete:
O tempo de consciência em uma despressurização é severamente limitado. A
ação imediata é sentar e pegar uma máscara de oxigênio disponível ou de
sua estação.
Associação de tripulantes da TAM (ATT) / Enviado pelo Setor de Treinamento de Comissários da TAM.
Fonte: Air Safety Group
Nenhum comentário:
Postar um comentário