Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Rotina Itinerante: 48h na vida de uma chefe de cabine GOL!

 Confira a matéria feita para a revista de bordo da Gol, contando a rotina de uma Comisária/chefe de cabine.

Em uma matéria especial na nossa revista de bordo de março, acompanhamos 48h na vida de Ana Carolina Odinique, uma das nossas chefes de cabine. Confira ela na íntegra aqui!




Às 4h30 de um sábado, Ana Carolina Odinique, 31 anos, se apresenta no nosso despacho operacional, no aeroporto de Guarulhos. Pouco antes de entrar no avião, é apresentada aos seus companheiros de bordo dos próximos dois dias. “A tripulação sempre muda. Isso é bom, pois você conhece gente nova”, diz ela.
Antes da decolagem, a chefe de cabine vistoria equipamentos do avião como máscaras de oxigênio e sistemas de comunicação interna. Quando as portas fecham, Carol, como gosta de ser chamada, faz os primeiros avisos aos passageiros. O voo 1434 faz escala em Ilhéus(BA) às 7h40 e segue para Salvador, onde aterrisa às 8h20.



A tripulação fica em solo até a madrugada de domingo e desfruta das atrações da capital baiana. Após o merecido sono, a chefe de cabine acorda às 14h para se exercitar na academia do hotel. No fim da tarde, aproveita para passear na praia de Piatã.



Carol carrega consigo um caderno com sua escala mensal, no qual guarda documentos de voo e fotos dos pais e do marido, Marcelo. Ao final do mês, nossos colaboradores de bordo recebem um calendário indicando as datas de suas oito folgas e o itinerário de suas horas de voo mensais. Às 5h30 do domingo, Carol já está maquiada e pronta para embarcar, às 6h30, rumo a Cuiabá (MT), com escala em Brasília (DF).



Chegando ao destino final, às 10h30, toda a equipe se reúne no hotel e segue para almoçar na churrascaria Tradição Gaúcha. Sem comer carne vermelha há 15 anos, a chefe de cabine fica só na salada, mas não abre mão da sobremesa na tradicional sorveteria Frutos da Terra, onde toma picolé de tapioca.



Após a refeição, caminha por mais de uma hora no parque Mãe Nonifácia. Em seguida, faz uma visita ao Sesc Arsenal, instalado num prédio histórico construído em 1818.



Ao final do dia, Carol se prepara para o itinerário de segunda-feira, que inclui três destinos (Goiânia, Belo Horizonte e Recife), todos antes das 12 horas.
“Depois de tanto tempo no ar, a gente aprende a se organizar em terra”, diz ela.
Matéria por Rafael Romer
Fotos por Fábio Almeida

Voe GOL

Fonte: Blog Voe GOL, Chefe de cabine, revista de bordo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário