Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum

O RVSM (Reduced Vertical Separation Minimum) prevê uma separação vertical de 1000 pés entre aeronaves voando do nível 290 ao 410. A utilização do RVSM permitiu uma série de benefícios, tais como: um melhor gerenciamentode tráfego, um aumento da capacidade do espaço aéreo e uma maior economia de combustível das aeronaves (que voam mais próximas dos seus níveis ótimos). Para que um vôo em ambiente RVSM transcorra sem problemas, é importante conhecer alguns detalhes desse espaço aéreo especial. Utilização do piloto automático, plano de vôo, espaços aéreos de transição, uso do TCAS, entre outros, são pontos que devem ser estudados com mais cuidado por apresentarem particularidades em ambiente RVSM.


TCAS

O TCAS monitora o espaço aéreo em volta da aeronave, interrogando o transponder das outras aeronaves, obtendo as seguintes informações: distância; proa; altitude e Velocidade Vertical (se tiver reporte de altitude) e taxa de aproximação entre as aeronaves.
Em caso de proximidade com o tráfego serão acionados os alarmes de Alerta e Resolução, considerando um atraso de cinco segundos para a resposta da tripulação. O TCAS define duas áreas: a zona de alerta e a zona de perigo (em azul e vermelho, respectivamente, e monitora 60 tráfegos simultaneamente, apresentando até 30 no display, e pode coordenar manobras evasivas de mais de três tráfegos de uma única vez. Todas as manobras evasivas do TCAS são verticais, não há comando de desvio lateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário