GNSS
A partir de 2010,United States NAVSTAR Global Positioning System (GPS) é o único GNSS inteiramente operacional. O GLONASS russo está sendo desenvolvido para uma completa cobertura global.A China está expandindo seu sistema de navegação Beidou para o sistema global de navegação Compass . O Galileo é um sistema GNSS que esta na fase inicial de implantação, prevista para estar totalmente operacional em 2020 .
Classificação
Os GNSS classificam - se atualmente como:GNSS-1 é a primeira geração do sistestema de navegação que combina os sistemas de navegação com o Satellite Based Augmentation Systems (SBAS) ou Ground Based Augmentation Systems (GBAS).
GNSS-2 é a segunda geração de sistemas que provem de modo independente um sistema de navegação por satélite completo, por exemplo, o sistema europeu de posicionamento Galileo.Este sistema consiste nas frequências L1 e L2 para uso civel e L5 para sistemas de integridade.
Uso Civil e Militar
O principal motivo para o desenvolvimento da navegação por satélite foi para uso militar. Esta navegação permite uma precisão que antes era impossível se conseguir no emprego dos armamentos, aumentando sua precisão e por conseguinte sua letalidade, diminuindo assim os erros dos disparos por falta de precisão.Nestes modos, a navegação por satélite pode ser considerado como um multiplicador de forças. Em particular, a capacidade de reduzir as baixas inesperadas apresenta vantagens especiais para as guerras em que relações públicas é um aspecto importante da guerra. Por estas razões, um sistema de navegação por satélite é um recurso essencial para qualquer aspirante a potência militar.
A capacidade de fornecer sinais de navegação por satélite é também a capacidade de negar a sua disponibilidade. O operador de um sistema de navegação por satélite tem potencialmente a capacidade de degradar ou eliminar os serviços de navegação por satélite sobre qualquer território que deseja.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário