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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Winglet


Tecnologia e natureza nem sempre andaram juntas, certos avanços na humanidade prejudicaram (e ainda prejudicam) muito a parte verde do planeta. Com o tempo passando, percebeu-se a necessidade de reduzir emissões, tornar as nossas máquinas mais eficientes e verdes.
 

Um exemplo muito interessante disso é o desenvolvimento dos “Winglets”, aquela parte da ponta da asa de alguns aviões que é “dobrada” para cima. O conceito desse componente é muito básico e complexo ao mesmo tempo: alterar o fluxo de ar que passa pela ponta das asas dos aviões, fazendo com que exista uma sustentação maior nessa área.




O uso desse componente começou em 1897, quando o cientista Frederick W. Lanchester utilizou placas de madeira nas pontas das asas com a intenção de diminuir o arrasto causado pelos  Vórtices – diferença de pressão entre a parte superior e inferior da asa, em outro post vou detalhar isso.
Os Irmãos Wright (Wright Brothers) também fizeram suas experiências, mas o avanço dessa tecnologia demorou a acontecer. Cientistas e engenheiros se inspiraram no design do Condor e com o tempo aperfeiçoaram o componente.

Os benefícios do uso dos Winglets são inúmeros. Destacam-se a economia de combustível (média de 6%), diminuição de ruídos e emissões (6,5% e 5% respectivamente),aumento da performance e de MTOW. Além de tudo isso, o avião fica muito mais bonito com Winglets! Existem vários tipos, alguns bem estranhos esteticamente, porém todos com o mesmo princípio.





                 
                     Gostou? Mais detalhes aqui:
 

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