O QUE AS NUVENS PODEM NOS DIZER
Nuvens estão acima do lugar em que
queremos estar. Como elas estão dentro da massa de ar, elas podem nos
dizer o que está acontecendo com o ar. Com isso, nós podemos normalmente
distinguir como estão as atuais condições, bem como o que está
acontecendo.
Velocidade do Vento: Nuvens podem
geralmente nos dizer a velocidade do vento (velocidade e direção) na sua
altura. Entretanto, conforme nós estudamos, certos tipos não andam
conforme o vento (Linhas, Chapéu, Rotor e nuvens de ondas). Além disso,
nuvens de stratus não demonstram qualquer movimento quando não são
distintos ou se espalham por uma vasta área, então nós não podemos ver o
movimento. Outro problema aparece quando nuvens do tipo cúmulos estão
crescendo muito rapidamente, e as bordas superiores parecem se mover
para o lado de fora. Finalmente, nuvens de cúmulos formadas por térmicas
crescendo em altitude com um lenta velocidade horizontal adquirida
abaixo, podem se mover mais lentamente que o ar em redor devido a
inércia do ar da térmica. (sua massa pode ser medida em milhões de
toneladas).
Considerando todas as exceções acima, nós
ainda podemos ter uma boa idéia da velocidade do vento olhando o
deslocamento da nuvem. A melhor maneira de fazer isto é ficar próximo a
um prédio ou árvore e comparar com a posição da nuvem conforme ela se
move no tempo. Se você está voando, não tem maneira de separar o
deslocamento da nuvem do seu próprio deslocamento, mas você pode ainda
observar o deslocamento da sombra da nuvem no solo.
Quando existem duas ou mais camadas
comumente surge um problema de paralaxia devido ao movimento relativo
que faz com que as nuvens altas pareçam estar se movendo para trás ou
andando mais lentamente do que elas realmente estão. O melhor para
evitar isso é tomar um prédio ou árvore como referência, conforme
descrito acima.
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Indicações de tempo: As nuvens podem nos dar uma idéia de que tempo esperar. Nuvens baixas nos dão “dicas” do que esperar nos próximos minutos ou horas, enquanto nuvens altas nos dão “dicas” do que vai acontecer horas ou dias para frente. Toda nuvem tem algum tipo de mensagem e esta não é sempre somente do vento.
Nuvens de cúmulos achatadas indicam que o ar parou de subir e atingiu uma inversão térmica. Uma inversão seguidamente está associada com a aproximação de um sistema de alta pressão. Isto indica tempo bom para frente visto que o ar sobe lentamente em um sistema de alta pressão, o qual elimina todos os tipos de nuvens, exceto cúmulos isolados criados por térmicas.
Linhas de nuvens são freqüentemente vistas no céu. Elas podem ser qualquer coisa de stratus de diferentes espessuras até uma linha de cúmulos em uma estrada de nuvens. Uma linha de cúmulos seguidamente precede o rápido avanço de uma frente fria com todas as conseqüências sabidas causadas por uma massa fria. Grande turbulência e mudanças na direção do vento podem ser esperadas. Linhas de nuvens em altitude são seguidamente bons indicadores do tempo futuro. Longas linhas de cirrus associados a correntes de jato paralelas geralmente predizem a direção do vento de superfície. Quando nuvens em níveis superiores se movem em direção notadamente diferente do vento de superfície (90 graus ou mais) entende-se geralmente que o vento na superfície irá mudar normalmente para a mesma direção do vento de altitude. Se a linha de nuvens da corrente de jato é estacionária o tempo estará mudando nas próximas 20 horas ou algo parecido.
Se nuvens em altitude estão se movendo e o céu é claro, o sistema que criou as nuvens provavelmente passou e tempo melhor está por vir. Por outro lado, se uma linha de stratocúmulos está se aproximando com pequeno ou sem vento de superfície, a linha que avança indica a direção dos ventos superiores com os ventos de superfície soprando abaixo destes a aproximadamente 20 graus à esquerda no hemisfério norte ou a direita no hemisfério sul.
Quando camadas de cirrus em suas várias formas são seguidos de nuvens finas e nuvens baixas existe uma boa chance que uma frente quente esteja vindo e estará na área em 24 horas. A velocidade, potência e severidade de uma frente pode ser predita pela velocidade com que as nuvens aumentam e estão se movendo.
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Sinais de subida: Pilotos de planadores estão sempre procurando por corrente ascendentes olhando outros planadores e pássaros subindo, bem como dust devils e cúmulos, que são amigos dos pilotos de planadores. É claro, a nuvem de cúmulos tem que ser de uma variedade baixa ou elas não estão associadas em térmicas desprendidas do solo e, consequentemente, não são usáveis. Quando nuvens de cúmulos estão milhares de pés acima de um piloto seguidamente a térmica não é encontrada e já não está mais atingindo o solo.
Nuvens formadas por ondas e subidas por convergência são também bons indicadores. Eu tenho assistido inúmeros pilotos de competição atravessando vales de cinco milhas para chegar a uma plana e longa nuvem de convergência. Existem registros de planadores voando em sólida subida por dezenas de milhas.
Quando se estende um planeio em longas distâncias para procurar uma subida sob uma nuvem é obviamente importante saber que tipo de nuvem ela é e quanto ativa ela está. Geralmente nuvens menos ativas tendem a ser chatas e tendem também a ter menos ar descendente ao redor delas.
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Sinais de turbulência: Turbulência é uma mistura do ar. Conforme uma nuvem nasce no ar pode ser uma indicação do quão turbulento está o ar. Nuvens de cúmulos indicam turbulência causada por térmicas. O total da “efervecência” na cabeça de um cúmulos e quão esfarrapado ele é ajuda a determinar quão forte será a subida e quão forte o vento está. Condições fortes geralmente indicam turbulência forte.
Outras nuvens, como nuvens de rotores e cumulonimbus são sinais de extrema turbulência. Nuvens estratificadas, em geral, são sinais de condições amenas, mas quando elas são formadas por massas de ar de características diferentes que estão se misturando ou dividindo, elas podem indicar turbulêrncia. Stratocumulos formados por mixtura ou por choque de massas de ar indicam turbulência. Olhe os detalhes e bordas das nuvens para sinais de turbulência.
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Sinais de chuva: Nuvens podem ter muitas colorações, dependendo de como passa a luz do sol. Quando uma nuvem iluminada e baixa uma nuvem pode produzir inspiradores finais de tarde. ( Pôr do sol ). Como se dizia antigamente: Céu vermelho ao anoitecer, deleite do marinheiro. Céu vermelho ao amanhecer, alerta do marinheiro.
O escuro de uma nuvem normalmente depende de como ela é iluminada: quando o sol está atrás, ela absorve a luz e aparece escura. Entretanto, em geral nós podemos dizer que a quantidade de umidade contida na nuvem indica quão apta ela está para produzir chuva, que pode ser verificada pela tonalidade da nuvem, especialmente na base. Quanto mais escura uma nuvem se torna, mais facilmente nós poderemos encontrar pingos de chuva.
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