DADOS:
De: SBSJ Para: SDUB Alternativa: SBGW
FL: 075 VImédia: 80 KTs Em primeiro lugar numa navegação devemos observar 4 fatores a serem considerados durante o planejamento:
- Meteorologia -> devemos primeiramente saber as condiçoes metereologias nos aerodromos em que se pretende fazer as operaçoes, alternativa e ao longo da rota,assim como as condiçoes previstas em voo.
- Documentos -> devemos fazer uma consulta em todos os documentos existentes na sala AIS como rotaer, AIP Brasil, notans que inclusive estão disponiveis na internet para consulta. A utilização destes documentos são importantes para saber se todos os aerodromos envolvidos se encontra abetro para operaçoes de pouso e decolagem e equipamentos a serem utilizados estão funcionando entre outra informaçoes importantes.
- Aeronave -> voçe não pode em ipotese alguma sair para uma navegação sem antes conhecer a aeronave em que vai voar e ate mesmo se ela esta em condiçoes de voo. O conhecimento de infomaçoes como consumo horario,velocidade de subida,cruzeiro,descida e razão de subida e descida sera de grande avalia no planejamento de seu voo.
- Planejamento -> depois que estiver de posse de todas as informaçoes de metereologia,documentos e aeronave é hora de iniciar o planejamento abrindo na mesa as cartas WAC , ENRC (cartas de rota)e possiveis VAC (cartas da aproximação visual) de aerodromos que não operam em procedimentos visuais padrão.
Para iniciar o planejamento começarei analisando a aeronave que vou utilizar para cumprir o trajeto combinado entre SBSJ e SDUB com alternativa em SBGW,buscando respostas como: A aeronave tera autonomia suficiente, os aerodromos onde irei operar atendem as minha necessidades etc...
A aeronave a ser utilizada no planejamento sera o Cessna 152, bastante utilizada por aspirantes do curso de Piloto Privado.
As informaçoes mais importantes que devemos ter em mente sobre o Cessna 152 para iniciar o planejamento é:
- Capacidade maxima de combustivel nos tanques: 13 Us Gal ou 49 Litros em cada asa / total de 26gal ou 98 Litros.
- Consumo Médio: 25 Litros/hora
- Alcance - Altonomia: 75% de potência a 8000 ft: 350 NM com altonomia de 3.5 horas
- Distâncias de decolagem: corrida no solo: 725 ft. / 221m. distância total até subir 50ft:1340 ft./408m
- Distância de pouso: Corrida no solo: 445 ft./135m distância total de 50ft: 1200ft./366m
- Velocidades: Velocidade de subida 70kt, cruzeiro e descida 90kt. para efeito de planejamento irei utilizar a velocidade média de 80kt

Com essas informações podemos chegar a conclusão de que São José e Guaratinguetá nos oferece excepecional margem de segurança para pouso e decolagem,porem a margem que Ubatuba nos oferece em comparação as distâncias de pouso e decolagem da aeronave especificadas anteriormente são um pouco curtas,mas não restringe a operação de pouso que degejamos fazer.

* PF : Combustível para aeronaves de motor a explosão.
* TF : Combustível para aeronaves de turbina
como o Cessna 152 é uma aeronave com motor a explosão, iremos procurar pelas siglas PF. No caso os tres aeroportos possuem o combustível para este tipo de aeronave.
Devemos agora verificar as condiçoes meteorologicas da rota e dos aerodromos envolvidos,buscando informações em codigos metereologicos como METAR, TAF e GAMET em cartas como as SIG WX e radares metereologicos como o GOES . Vamos analisar as imagens.
METAR e TAF

Obs: Peguei alguns METAR de aerodromos que ficam na rota de frentes frias para ter idéia se tem alguma se aproximando,essa informção tambem pode ser obtida nas cartas SIGWX.

Segundo o GAMET posso afirmar que não encontraremos nada que possa nos asustar, como CBs ventos fortes,turbulencia e teto baixo, porem ainda vamos confirmar dando uma olhada em outra fontes mostradas a seguir.
A carta SigWx comfirma oque antes ja tinha sido observado.Observem que teremos somente nas proximidades de são josé nuvens Strato cumulos, porem como é uma previsão,por enquanto fica insigficativo pra nosso voo,pois o METAR ja nos deu informações claras de que as operações visuais ainda podem ser realizadas sem nenhum problema.
A imagem do satelite GOES mostra as nevens Strato Cumulos codificadas na SigWx.
Como eu cortei essa imagem para melhor visualização,ficou oculto a formação de uma frente que esta em cima da Argentina,mas como frentes demoram para chegar,devido ao fraco deslocamento,tambem não afetara nosso voo.
Agora que ja sabemos que o avião possui todas as caracteristicas técnicas necessarias para cumprir o trajeto, que os aerodromos nos oferece boas margems operacionais e que as condições meteorologicas estão favoraveis ao voo,podemos agora traçar nossa rota e dar continuidade ao planejamento da navegação.
Primeiramente vamos traçar na carta WAC uma linha ligando São José dos Campos a Ubatuba e depois de Ubatuba a Guaratinguetá que lembrando sera nossa alternativa.
Feito isso, vamos aproveitar as linhas de meridiano verdicais da carta para medir as distâncias e com um transferidor com o centro em cima do aerodromo de saída vamos achar o Rumo Verdadeiro.
Para simplificar a explicação vou chamar nosso aerodromo de saída de A o de chegada de B e o de alternativa de C.
Agora que Ja sabemos as distâncias de A para B e de B para C podemos calcular a altonomia, o tempo de voo e o combustível a ser usado no trajeto.
Para o calculo de tempo de voo vamos utilizar a VA (velocidade aerodinamica).
A VA pode ser encontrada utilizando a seguinte formula:
VI x 0.02 x FL + VI
Ficando assim:
80 x 0,02 x 7,5 + 80
12 + 80
VA= 92 ktA tabela da nossa altonomia ficara assim:
E por fim temos todas as informações necessarias relativas ao nosso voo.
É isso ai pessoal, qualquer duvida ou exclarecimentos mais aprofundados sobre o assunto não exitem em deixar um recado, possa ser que eu tenha deixado de por algumas coisas ,caso alguem tenha sentido falta de alguma informação tambem deixe um recado que es estarei colocando na proxima postagem.
O artigo foi criado por Rafael Barbosa de Araujo com o auxilio do programa on-line PLANODEVOO.NET, caso queira fazer copia,sinta-se a vontade,porem coloquem os créditos do autor e do blog Arte da Navegação Aérea.
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