Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Acertando no cálculo de combustível

 "Cuidado! cálculos errados no palnejamento de combustível pode levar sua aeronave a uma pane seca"

   É isso mesmo que voçes acabaram de ler caros Aeronautas de todo o mundo, e essa frase é a minha contribuição para a segurança de voo,matéria tão importante que foge aos conhecimentos de muita gente.
   Andei lendo alguns relatórios finais emitidos pelo CENIPA (centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos) e cheguei a conclusão de que já aconteceram muitos acidentes por pane seca no Brasil,a maioria com aeronaves de pequeno porte, e as recomendações por parte do órgão investigador são sempre as mesmas " planejar com mais atenção o combustível a ser colocado na aeronave para cumprir o trajeto especificado". E foi pensando nisso que resolvi juntamente com os leitores do blog,seja voçe Piloto, estudante ou que esteja iniciando na arte de voar, a rever os conceitos de planejamento de combustível.

    Vamos por partes,pois é algo relativamente simples,mas que mal interpretado pode te fazer chorar em voo.
     Cada aeronave possui uma altonomia,que é o tempo maximo que se pode voar com determinada quantidade de combustível,isso ja nos esclarece que uma aeronave por exemplo com os tanques cheios e autonomia de 5 horas só poderá voar a uma distância que lhe permita permanecer 5 horas em voo,porque se o voo for de 6 horas ou mais voçe jamais chegara aonde deseja.
     Outra alternativa é o cálculo com base no consumo horário de sua aeronave,esse tipo de planejamento faz com que voçe coloque a quantidade necessária de combustível no avião,geralmente é usado para aliviar o peso, permitindo principalmente um ganho extra de pista na decolagem. O cálculo pode ser realizado da seguinte maneira: como já foi dito aqui no site o Cessna 152 consome em média 25 litros por hora, se o voo tem duração planejada de 2 horas com quanto devo abastecer o meu avião?  - Tenho certeza é claro que todos pensaram em 50 litros,não esta errado porem não nos deixa uma margem segura caso aconteça algo durante o voo,como por exemplo vento de proa,que ira nos atrasar e fazer nossa aeronave consumir mais, por isso é bom fazer as coisas como pede a regulamentação que lembrando foi feita para nossa segurança e não para encher o saco como muitos dizem, nenhum voo deve ser iniciado sem que o mesmo tenha altonomia suficiente para voar ate o destino,do destino ate um aerodromo de alternativa e permanecer voando por mais 45 minutos de noite e 30 minutos de dia.
     Bom pessoal espero ter sido claro, afinal um bom planejamento pode fazer voçe e seus passageiros chegarem a salvos no seu destino.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário