Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Navegação Astronômica 1



Clic na imagem para ampliar.

Brigadeiro Hofmann explica um pouco de teoria de Navegação com Sextante.



Clic na imagem para ampliar.

Prontos para Take-off mais um vôo de navegação astronômica de 719 nm.


Clic na imagem para ampliar.

Imagem do Google no amanhecer no Panamá que demonstra a precisão do cálculo da hora do nascer do Sol. Horário da foto 5:52 horas do dia 19/12/2010 sobre aeroporto Enrique Malek Internacional. Hora calculada na planilha Flight Check Calculator foto abaixo na 2° linha N SOL... 5:44 horas diferença de 6 minutos. Veja o Google calculou a distância da sombra no amanhecer de 24 nm. Confira comigo velocidade de rotação da terra é de 900nm/hora, portanto 15nm/minuto, então em cerca de dois mimutos o aeroporto já começará a sair da escuridão passando pela penumbra até o total clarear do dia.


Clic na imagem para ampliar.



Clic na imagem para ampliar.
Busca-se no Almanque Náutico de 2010 a data do vôo e horário do Take-off a posição do Sol para fazermos a conferência da leitura que o Sextante vai nos apresentar.





Clic na imagem para ampliar.

No Sextante colocamos as coordenadas de nossa posição e os dados do astro no caso o Sol coletados no Almanaque Náutico. Efetua-se o tiro e se confere a posição Solar no centro da mira do Sextante (bolinha Verde é o Sol).Checa-se os valores obtidos na leitura do Sextante com os dados do Astro o Sol, OK tudo certo. Esta leitura é fundamental para sabermos sua posição inicial antes da decolagem. Outro detalhe é que este tiro não é muito difícil pois temos pouca vibração da aeronave em solo.



Clic na imagem para ampliar.

Muito importante é verificar as coordenadas de sua partida que é checada na foto acima.


Clic na imagem para ampliar.

Uma visão geral de nossa rota que naturalmente não conta com apoio de Radiogoniometria nem de GPS sómente balizada pelo Sol enquato for dia e durante a noite nos balizaremos pela Estrela Polaris (Polar) só avistada no Hemisfério Norte. Lembre-se sobre o Oceano não temos referências Visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário