Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cessna Citation Ten bate recorde e é o jato civil mais rápido do mundo

Avião, que custa acima de R$ 44 milhões, atingiu 1.144 quilômetros por hora. Marca anterior era de 1.126 quilômetros por hora, do mesmo avião

Divulgação
Cessna Citation Ten
A Cessna anunciou que o Cessna Citation Ten, para o qual reclama o posto de avião civil mais rápido do mundo, quebrou mais um recorde de velocidade. A aeronave alcançou, segundo a empresa, 1.144 quilômetros por hora (.935 Mach), apenas 80 quilômetros por hora menos que a barreira do som. A marca anterior da aeronave era de 1.126 quiloômetros por hora (.920 Mach).
O anúncio acontece às vésperas do lançamento do concorrente Gulfstream G650, em fase final de certificação. Em um de seus últimos comunicados à imprensa, a Gulfstream anunciou que a aeronave tem capacidade de voar a 1.132 quilômetros por hora (.925 Mach), ligeiramente acima do Cessna, e que está investindo na ampliação de sua participação na América Latina - uma das iniciativas neste sentido seria a inauguração em Sorocaba de ume centro de serviços.
Segundo informações da Cessna, o Citation Ten está no mercado desde 1996. Até o final do ano passado, haviam sido vendidas 310 unidades da aeronave. O jato leva dois tripulantes e oito passageiros e custa, lá fora, pouco mais de US$ 20 milhões.
Apesar da Cessna e da Gulfstream demandarem para si o recorde de velocidade, nenhuma das duas aeronaves supera o recorde estabelecido pelo Concorde, aposentado em 2003, que voava a mais de 2,5 mil  quilômetros por hora, o dobro da velocidade do som (2 Mach).

Fonte: IG.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário