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quarta-feira, 14 de março de 2012

Helicópteros de Guerra - Eurocopter AS 550 Fennec C3

(Foto: Anthony PECCHI / Eurocopter)

O Eurocopter AS 550 C3 Fennec é a versão de combate do conhecido AS 350 Esquilo monoturbina (Squirrel, Ecureuil, AStar), mais especificamente do modelo B3. Sua capacidade de transporte e envelope de vôo fazem deste helicóptero uma excelente aeronave militar. Equipado com portas deslizantes, trem de pouso alto, painel de instrumentos adaptado a vôos táticos, provisões para vôos noturnos com óculos de visão noturna (OVN), armamentos axiais tais como canhão de 20 mm, lançadores de foguetes, metralhadoras laterais, capacidade de transportar 04 mísseis, na versão anti-carro ou ar-ar, o AS 550 C3 apresenta-se como uma ótima e economicamente viável alternativa de um helicóptero de escolta e ataque leve.
Valendo-se de toda a herança de confiabilidade e robustez do seu irmão "civil", o AS 550 C3 alia as excelentes características da família Esquilo (AS350) com os aprimoramentos necessários para adaptá-lo ao uso militar. Tornando-se assim um opção interessante para forças armadas com orçamentos limitados, podendo ser empregado desde missões de ligação, observação e escolta, até apoio de fogo e ataque leve.

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(Foto: Anthony PECCHI / Eurocopter)

O "C3"  faz uso de avançadas tecnologias dentro de um design simples a avançado, e vem equipado com o VEMD® (Vehicle and Engine Multifunction Display) "estado-da-arte" para a gestão e controle dos principais parâmetros do motor e da aeronave. O VEMD® reúne todos os instrumentos convencionais eletromecânicos em duas telas LCD de 5'' à cores e mostra claramente todas as informações de controle do motor. Ele permite vários modos de exibição: sequência normal de partida do motor em terra, operação de voo normal e relatório de voo e de manutenção. Este instrumento reduz consideravelmente a carga de trabalho da tripulação e melhora a segurança através da forma como o piloto pode visualizar todos os parâmetros e limitações de forma rápida e se concentrar em sua missão. Também melhora a manutenção graças à automação de funções, tais como duração do vôo, número de ciclos de NG e NF, extrapolações de limites de parâmetros e testes funcionais internos. Todos os limites além de serem detectados e registrados, não podem ser apagados.

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(Foto: Helibras)

Ele dispões de equipamento de sobrevivência (survivability) da aeronave, dentro da mais abrangente suíte de equipamentos de "survivability" proposta para um helicóptero de combate leve, tais como: sistema receptor de aviso de radar (radar warning receiver), sistema de detecção de lançamento de mísseis, sistema receptor de aviso de laser e Chaffs e Flares.

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(Foto: Céline SIMONPAOLI / Eurocopter)

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(Foto: Patrick PENNA / Eurocopter)

O Fennec também se caracteriza por sua baixa detectabilidade e "assinatura" radar reduzida através do uso extensivo de materiais compostos, silhueta esguia, pintura de baixa reflexão e "assinatura" infra-vermelha e baixo ruído.

Tem como característica marcante a excelente manobrabilidade, grande reserva de potência, vulnerabilidade reduzida, assentos com absorção de energia (anti-crash), tanques de combustível com auto-vedação (self sealing) separados da cabine, caixa de transmissão principal com resistência de funcionamento de 45 minutos sem óleo (à seco), pás e cabeça do rotor principal com resistência a impacto, assentos blindados para a tripulação (piloto e co-piloto) e corta cabos (wire strike).

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(Foto: Patrick PENNA / Eurocopter)

Todos os componentes principais do AS550 C3 são resistentes ao impacto de projéteis, no mínimo de calibre 7,62 mm, garantindo o retorno seguro, sem comprometer a manobrabilidade. Os rotores fazem uso extensivo de materiais compostos, possui pequena quantidade de peças, além da cabeça do rotor STARFLEX® (Spheriflex ®) com 30 anos de experiência  de utilização comprovada e que não necessita de lubrificação.  As pás do rotor são intercambiáveis, com "vida infinita" e sem possibilidade de corrosão e pás do rotor de cauda também feitas com  materiais compostos.


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(Foto: Helibras)

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(Foto: Céline SIMONPAOLI / Eurocopter)

Dentre as principais características do AS 550 C3 estão: baixa detectabilidade, menor vulnerabilidade e moderna suíte eletrônica e de guerra, o que o torna um helicóptero altamente resistente ​​e preparado para a próxima geração de campos de batalha.

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(Foto: Céline SIMONPAOLI / Eurocopter)

O C3 é alimentado por um motor Turbomeca Arriel 2B de 847 shp (632 kW) e equipado com um sistema FADEC®  (Full Authority Digital Engine Control). Beneficiado da experiência da família Arriel que conta com mais de 17.7 milhões de horas de vôo.


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(Foto: Jérome DEULIN / Eurocopter)

Graças à versão AS350 B3 civil que é extremamente versátil, o Fennec oferece uma plataforma reconhecida pronta para uma variada gama de missões de segurança interna e utilitário (multimissão). O AS 550 C3 oferece equipamentos opcionais para: missões de segurança pública, SAR, evacuação aeromédica, combate a incêndios e carga externa.


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(Foto: Helibras)

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(Foto:  Helibras)

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO SOBRE O FENNEC
 
 

Graças ao seu pequeno tamanho, sua capacidade de manobra excepcional e seu sistema de missão, o C3 AS550 oferece excelente capacidade de escolta, apoio aéreo aproximado é também ótimo para missões de guerra urbana. Pronto para os mais exigentes ambientes, possui cockpit compatível com o uso de NVG, tem sistema de mira Dia / Noite , sistema FLIR com laser montado no nariz ou acima do teto da cabine, com designador para uma melhor eficiência no cenário de guerra urbana, além de ter uma excelente visibilidade externa.


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(Foto: Anthony PECCHI / Eurocopter)



Esse modelo possui um sistema de armas já operacional e versátil para combate e apoio aéreo aproximado com suporte axial de armas removível, que pode transportar: pod de canhão de 20 mm, pod de metralhadora pesada de 12,7 mm (.50), lançadores de foguetes (2 x7) 2,75 polegadas ou (2 x12) 68mm.


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(Foto: Patrick PENNA / Eurocopter)

Com boa capacidade interna de combustível, garante uma excelente endurance no campo de batalha, por exemplo, com uma configuração mista "canhão / foguetes", o AS550 C3 tem um tempo de missão de 2 horas e 45 minutos em vôo tático, com 20 min de reserva; ou 3 horas com 20 minutos de reserva, utilizando somente canhões ou somente foguetes.

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(Foto: Helibras)

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(Foto: Jérome DEULIN / Eurocopter)

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(Foto: Helibras)

Características principais:

CAPACIDADE

Transporte de passageiros1 piloto + 5 passageiros (standard version)
1 piloto + 4 or 5 passageiros (comfort version)
1 piloto + 6 passageiros (high density version)
Evacuação aeromédica1 piloto + 1 ou 2 pacientes (macas) + 2 médicos
PESOS

 
Maximum take-off weigh (MTOW)2,250 kg4,960 lb
MTOW com armamento2,450 kg 5,401 lb
MTOW com carga externa2,800 kg 6,172 lb
Peso vazio1,202 kg 2,650 lb
Carga útil1,048 kg 2,310 lb
Capacidade máximo do gancho1,400 kg 3,086 lb
Capacidade de combustível426 kg 939 lb
MOTOR
1 TURBOMECA ARRIEL 2B turbine engine
Take-off power632 kW  847 shp
PERFORMANCE

 
Velocidade máxima (VNE)287 km/hr155 kts
Cruzeiro rápido (at MCP)258 km/hr140 kts
Cruzeiro econômico225 km/hr121 kts
Rate of climb / MTOW, sea level9,8 m/sec1,935 ft/min
teto de serviço>7,000 m22,965 ft
Hover ceiling OGE (HOGE) at take-off power (MTOW)3,220 m10,560 ft
Alcance máximo sem reserva (MTOW)645 km348 nm
Endurance sem reserva a 100 km/h / 54 kts (MTOW)4h07

LIMITES DE OPERAÇÃO

Altitude máxima de operação 7,000 m  22,965 ft
Temperatura mínima- 40°C
Temperatura máximaISA + 35°C
limited to + 50°C


Por: Daniel Queiroz
Fonte: Eurocopter, Helibras

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