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domingo, 5 de fevereiro de 2012

Como é realizado o serviço de Catering

 CATERING


    Catering
é o nome que se dá ao serviço que se encarrega da alimentação que chega a bordo dos aviões. Por este serviço, são responsáveis empresas especializadas em industrialização alimentar, que preparam as refeições para as companhias.

    Na aviação, a segurança alimentar tem de ser tomada a sério, uma vez que, se houver algum problema de intoxicação alimentar nos passageiros e na tripulação em pleno voo, a situação pode tornar-se séria.

Para evitar que tal problema se suceda, algumas empresas têm a preocupação de preparar refeições diferentes para os tripulantes ou apenas para o piloto e co-piloto.

    O aeroporto, em primeiro lugar, tem de ter cuidado na escolha dos fornecedores. As mercadorias antes de chegarem ao consumidor são rigorosamente controladas, desde o controlo da temperatura, à vistoria das condições de embalagem e características organolépticas . Caso algum produto não respeite os padrões estabelecidos é feito um rastreamento e uma observação por novas auditorias.
  
    Para o processo de produção, são seguidos os passos do Programa HACCP – “Hazard Analysis Critical Control Point” – e nutricionistas contratados pelas companhias aéreas acompanham e vigiam os serviços de catering para verificar que todas as normas de segurança são cumpridas: condições de entrada da mercadoria, armazenamento, higiene pessoal dos funcionários, higiene do local de preparação e do ambiente, tempo de preparação dos produtos manipulados, embalagens, prazo de validade, triagem de equipamentos e utensílios e do lixo.

    O lixo, ou seja, as sobras de comida e embalagens, é guardado e, posteriormente, é queimado. Neste caso, a incineração é um processo justificado, porque as aeronaves percorrerem o mundo inteiro e havia o risco de contágio de doenças existentes em algumas localidades. Caso o avião faça escalas em vários aeroportos, toda a comida restante é retirada e substituída por novos produtos. Para além disso, tudo o que serve para conservar e distribuir alimentos durante o voo, sejam carrinhos térmicos ou trolleys, passa tudo por um processo de higienização quando chegam às comissárias.

    As empresas de catering são informadas, com quarenta e oito horas de antecedência, do número de passageiros que irão embarcar no voo. É a partir dessa informação, que é feito o programa de produção, sendo que, muitas vezes, são acrescentados pedidos de última hora. Por outro lado, há viajantes que, por motivos religiosos ou problemas de saúde, têm refeições especiais. Nestes casos, a empresa prepara pratos diferentes, desde que seja comunicado com a devida antecedência.


                        Sabias que os alimentos confeccionados têm um dia de validade?


    As refeições estão organizadas: nos trolleys, organizados em bandejas, estão lanches frios, frutas, sobremesas; já as refeições quentes são colocadas em blast chillers apropriados para conservar a sua temperatura durante o seu transporte até ao aeroporto; depois, são transferidas para os fornos da cozinha do avião.

    Normalmente, este tipo de empresa aposta em novas criações na área gastronómica, tendo sempre em conta o que os clientes desejam e o que é mais adequado às necessidades da viagem: duração do voo, tipo de forno a bordo, tempo de execução do prato.

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