Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamente relacionadas à radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica.
Principais ventos
- Jet Stream ou Corrente do Jato
- Alíseos
- Ventos de Oeste
- Ciclones
- Anticiclones
- Brisa
- Monção
- Ventos de montanha
- Föhn (Alpes)
- Chinook (Montanhas Rochosas)
- Sirocco (Saara)
Medição da velocidade
A velocidade do vento é medida com aparelhos chamados anemômetros. Esses aparelhos, normalmente possuem três ou mais pás girando ao redor de um pólo vertical. Quanto mais rápido for esse giro, maior é a velocidade do deslocamento do ar. A quantificação desses dados é feita através da Escala de Beaufort, que possibilita realizar uma estimativa da velocidade através da observação visual, sem necessariamente fazer uso de aparelhos.Curiosidades
- Entre 1 a 2% da energia proveniente do Sol (o Sol irradia cerca de 174.423.000.000.000 kWh), é convertida em energia eólica, a qual é cerca de 50 a 100 vezes superior a energia convertida em biomassa (0,011%), por todas as plantas da terra.
- O vento atua como agente de transporte efetivo, intervém na polinização e no deslocamento das sementes.
- Na Patagônia as árvores crescem todas inclinadas para o norte, devido aos fortes e constantes ventos que as empurram nessa direção.
- O vento também é um poderoso agente de erosão, remodelando a paisagem de muitos locais.
- Os aviões que voam da América do Norte para a Europa economizam bastante combustível se conseguirem penetrar na corrente do jato, fazendo com que seus velozes ventos literalmente "empurrem" as aeronaves para a frente.
- O aparelho que mede o sentido de onde está vindo o vento chama-se biruta.
Utilização do vento por humanos
- Em embarcações movidas pelo vento (ex: Caravela).
- Para gerar energia elétrica (ex: Aerogerador).
- Para esportes (ex: Windsurf).
- Para Navegação aérea
Nenhum comentário:
Postar um comentário