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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cartas Aeronáuticas


Carta de aeródromo (ADC): essas cartas possuem informações do aeródromo, que facilitam o taxi e mostram as instalações e serviços que há nesse aeródromo. Essa carta será importante no taxi até a cabeçeira da pista e é importante separá-la também durante o voo, pois suas informações serão muito úteis depois do pouso.





Carta de estacionamento (PDC): elas possuem detalhes do taxi até as posições de estacionamento e vice-versa. Como na anterior, ela é importante após o pouso, então é bom separá-la durante o voo.





 
Carta de subida (SID): essas cartas propocionam maior segurança durante a subida e também separam as aeronaves, evitando colisões. Não são todos os aeroportos que possuem essa carta, então você tem que planejar uma saída com condições visuais, desviando de obstáculos como montanhas e outras aeronaves.





Carta de rota (ERC): ela mostra ao piloto todas as informações que o piloto precisa para a navegação do voo em rota. Há dois tipos de ERC: espaço aéreo inferior (do solo até FL245) e espaço aéreo superior (FL245 para cima).






















Carta de área (ARC): essa carta mostra informações que facilita o trabalho do piloto na transição de voo em rota para aproximação. Elas são ricas em informações e detalhes e você vai utilizar esta carta quando estiver próximo de entrar na terminal do aeroporto de destino. Ela indica se a pista possui iluminação e se é pavimentada, tamanho da pista, altitude do aeroporto e o nome do aeroporto.





















Carta de chegada (STAR): elas indicam ao piloto informações que permitem ele seguir a rota de chegada por instrumentos. Ela é comum em aeroortos com muito tráfego e ela ordena esse tráfego desde a entrada na terminal até a aproximação final.






Carta de aproximação (IAC): ela conduz o piloto na aproximação até um ponto onde o piloto já pode ver a pista. Se ele não a ver, ele terá que fazer o procedimento de aproximação perdida. É a carta mais detalhada e cheio de informações e utilizando ela a aproximação é mais fácil. Essa carta possui informações sobre a altitude e a velocidade que o avião deverá manter, obstáculos, trajetória do pouso, etc.

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