(Foto: Anthony PECCHI / Eurocopter)
O Eurocopter AS 550 C3 Fennec é a versão de combate do conhecido AS 350 Esquilo monoturbina (Squirrel, Ecureuil, AStar),
mais especificamente do modelo B3. Sua capacidade de transporte e
envelope de vôo fazem deste helicóptero uma excelente aeronave militar.
Equipado com portas deslizantes, trem de pouso alto, painel de
instrumentos adaptado a vôos táticos, provisões para vôos noturnos com
óculos de visão noturna (OVN), armamentos axiais tais como canhão de 20
mm, lançadores de foguetes, metralhadoras laterais, capacidade de
transportar 04 mísseis, na versão anti-carro ou ar-ar, o AS 550 C3
apresenta-se como uma ótima e economicamente viável alternativa de um
helicóptero de escolta e ataque leve.
Valendo-se de
toda a herança de confiabilidade e robustez do seu irmão "civil", o AS
550 C3 alia as excelentes características da família Esquilo (AS350) com
os aprimoramentos necessários para adaptá-lo ao uso militar.
Tornando-se assim um opção interessante para forças armadas com
orçamentos limitados, podendo ser empregado desde missões de ligação,
observação e escolta, até apoio de fogo e ataque leve.
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(Foto: Anthony PECCHI / Eurocopter)
O "C3" faz uso de avançadas tecnologias dentro de um design simples a avançado, e vem equipado com o VEMD® (Vehicle and Engine Multifunction Display)
"estado-da-arte" para a gestão e controle dos principais parâmetros do
motor e da aeronave. O VEMD® reúne todos os instrumentos convencionais
eletromecânicos em duas telas LCD de 5'' à cores e mostra claramente
todas as informações de controle do motor. Ele permite vários modos de
exibição: sequência normal de partida do motor em terra, operação de voo
normal e relatório de voo e de manutenção. Este instrumento reduz
consideravelmente a carga de trabalho da tripulação e melhora a
segurança através da forma como o piloto pode visualizar todos os
parâmetros e limitações de forma rápida e se concentrar em sua missão.
Também melhora a manutenção graças à automação de funções, tais como
duração do vôo, número de ciclos de NG e NF, extrapolações de limites de
parâmetros e testes funcionais internos. Todos os limites além de serem
detectados e registrados, não podem ser apagados.
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(Foto: Helibras)
Ele dispões de equipamento de sobrevivência (survivability) da aeronave, dentro da mais abrangente suíte de equipamentos de "survivability" proposta para um helicóptero de combate leve, tais como: sistema receptor de aviso de radar (radar warning receiver), sistema de detecção de lançamento de mísseis, sistema receptor de aviso de laser e Chaffs e Flares.
O Fennec também se caracteriza por sua
baixa detectabilidade e "assinatura" radar reduzida através do uso
extensivo de materiais compostos, silhueta esguia, pintura de baixa
reflexão e "assinatura" infra-vermelha e baixo ruído.
Tem como
característica marcante a excelente manobrabilidade, grande reserva de
potência, vulnerabilidade reduzida, assentos com absorção de energia (anti-crash), tanques de combustível com auto-vedação (self sealing)
separados da cabine, caixa de transmissão principal com resistência de
funcionamento de 45 minutos sem óleo (à seco), pás e cabeça do rotor
principal com resistência a impacto, assentos blindados para a
tripulação (piloto e co-piloto) e corta cabos (wire strike).
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(Foto: Patrick PENNA / Eurocopter)
Todos os componentes
principais do AS550 C3 são resistentes ao impacto de projéteis, no
mínimo de calibre 7,62 mm, garantindo o retorno seguro, sem comprometer a
manobrabilidade. Os rotores fazem uso extensivo de materiais
compostos, possui pequena quantidade de peças, além da cabeça do rotor
STARFLEX® (Spheriflex ®) com 30 anos de experiência de
utilização comprovada e que não necessita de lubrificação. As pás do
rotor são intercambiáveis, com "vida infinita" e sem possibilidade de
corrosão e pás do rotor de cauda também feitas com materiais compostos.
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(Foto: Helibras)
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(Foto: Céline SIMONPAOLI / Eurocopter)
Dentre as principais
características do AS 550 C3 estão: baixa detectabilidade, menor
vulnerabilidade e moderna suíte eletrônica e de guerra, o que o torna um
helicóptero altamente resistente e preparado para a próxima geração
de campos de batalha.
O C3 é alimentado por um motor Turbomeca Arriel 2B de 847 shp (632 kW) e equipado com um sistema FADEC® (Full Authority Digital Engine Control). Beneficiado da experiência da família Arriel que conta com mais de 17.7 milhões de horas de vôo.
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(Foto: Jérome DEULIN / Eurocopter)
Graças à versão
AS350 B3 civil que é extremamente versátil, o Fennec oferece uma
plataforma reconhecida pronta para uma variada gama de missões de
segurança interna e utilitário (multimissão). O AS 550 C3 oferece
equipamentos opcionais para: missões de segurança pública, SAR,
evacuação aeromédica, combate a incêndios e carga externa.
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(Foto: Helibras)
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO SOBRE O FENNEC
Graças ao seu pequeno
tamanho, sua capacidade de manobra excepcional e seu sistema de missão, o
C3 AS550 oferece excelente capacidade de escolta, apoio aéreo
aproximado é também ótimo para missões de guerra urbana. Pronto para os
mais exigentes ambientes, possui cockpit compatível com o uso de
NVG, tem sistema de mira Dia / Noite , sistema FLIR com laser montado no
nariz ou acima do teto da cabine, com designador para uma melhor
eficiência no cenário de guerra urbana, além de ter uma excelente
visibilidade externa.
Esse modelo possui um sistema de armas
já operacional e versátil para combate e apoio aéreo aproximado com
suporte axial de armas removível, que pode transportar: pod de canhão de
20 mm, pod de metralhadora pesada de 12,7 mm (.50), lançadores de
foguetes (2 x7) 2,75 polegadas ou (2 x12) 68mm.
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(Foto: Patrick PENNA / Eurocopter)
Com boa capacidade interna de combustível, garante uma excelente endurance no
campo de batalha, por exemplo, com uma configuração mista "canhão /
foguetes", o AS550 C3 tem um tempo de missão de 2 horas e 45 minutos em
vôo tático, com 20 min de reserva; ou 3 horas com 20 minutos de reserva,
utilizando somente canhões ou somente foguetes.
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(Foto: Helibras)
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(Foto: Jérome DEULIN / Eurocopter)
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(Foto: Helibras)
Características principais:
CAPACIDADE | |
Transporte de passageiros | 1 piloto + 5 passageiros (standard version) 1 piloto + 4 or 5 passageiros (comfort version) 1 piloto + 6 passageiros (high density version) |
Evacuação aeromédica | 1 piloto + 1 ou 2 pacientes (macas) + 2 médicos |
PESOS | ||
Maximum take-off weigh (MTOW) | 2,250 kg | 4,960 lb |
MTOW com armamento | 2,450 kg | 5,401 lb |
MTOW com carga externa | 2,800 kg | 6,172 lb |
Peso vazio | 1,202 kg | 2,650 lb |
Carga útil | 1,048 kg | 2,310 lb |
Capacidade máximo do gancho | 1,400 kg | 3,086 lb |
Capacidade de combustível | 426 kg | 939 lb |
MOTOR | 1 TURBOMECA ARRIEL 2B turbine engine | |
Take-off power | 632 kW | 847 shp |
PERFORMANCE | ||
Velocidade máxima (VNE) | 287 km/hr | 155 kts |
Cruzeiro rápido (at MCP) | 258 km/hr | 140 kts |
Cruzeiro econômico | 225 km/hr | 121 kts |
Rate of climb / MTOW, sea level | 9,8 m/sec | 1,935 ft/min |
teto de serviço | >7,000 m | 22,965 ft |
Hover ceiling OGE (HOGE) at take-off power (MTOW) | 3,220 m | 10,560 ft |
Alcance máximo sem reserva (MTOW) | 645 km | 348 nm |
Endurance sem reserva a 100 km/h / 54 kts (MTOW) | 4h07 |
LIMITES DE OPERAÇÃO | ||
Altitude máxima de operação | 7,000 m | 22,965 ft |
Temperatura mínima | - 40°C | |
Temperatura máxima | ISA + 35°C limited to + 50°C |
Fonte: Eurocopter, Helibras
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