Quem trabalha em manutenção de aviões (ou estuda para ser um técnico dessa área) já ouviu falar na fama de um óleo hidráulico chamado Skydrol. Este óleo, de cor púrpura, é atualmente usado nos sistemas hidráulicos de todos os aviões comerciais. Ele é um óleo sintético, a base ester-fosfato que possui características de alta resistência ao fogo (em outras palavras, o ponto de ignição dele é altíssimo assim como o seu ponto de congelamento). Este óleo é tão bom no que faz que todas as grandes fabricantes de aviões o utilizam.
Mas, porque a “má fama” entre os mecânicos?Por que esse diabo roxo aí é extremamente irritante para pele e para as mucosas dos seres humanos. Quando ele entra em contato com a pele, causa irritação e coceira, mas e só lavar que passa. O problema mesmo é quando ele cai no olho…. vocês não têm idéia do que dói quando ele entra em contato com a mucosa do olho. Eu usei a palavra certa, ele não arde, ele dói a ponto de você não conseguir abrir o olho. Por isso, na foto, quando trabalhamos junto ao Skydrol é sempre bom ter uma garrafa de lava-olhos por perto (foto 1), porque você não vai conseguir andar até uma torneira próxima. E se você é homem, não esqueça de lavar muito bem as mãos antes de ir no banheiro, porque se vc pegar no seu brinquedo com a mão suja de Skydrol, um outro significado de dor vai ser adicionado ao seu dicionário..rs.
Um outro probleminha que o skydrol causa é quando ocorre um vazamento, pois ele ataca e destroi a pintura da aeronave (ver foto 2), e ao pisar em uma poça de skydrol, seu sapato derrete também.
Já deu pra ter uma idéia do quanto gostamos desse óleo não é?
Em tempo, o Electra não usava Skydrol, usava óleo mineral que não agredia a pele e tecidos dessa maneira. Tinha gente que até usava o óleo mineral como bronzeador!
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