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sábado, 4 de fevereiro de 2012

Luzes no Aeroporto – Quais são e para que servem? – Parte 2

Desculpem a demora na parte 2, faculdade ta uma correria só (:
No post passado (aqui) eu falei um pouco das luzes existentes na pista de pouso. Normalmente os auxílios luminosos das pistas constam na carta de aeroporto, porém conforme quem produz a carta essa informação é mostrada de maneira diferente.
Carta de Aeródromo SBCT – DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aereo)
SBCT ADC
Na primeira folha, logo atras da cabeceira 15 temos a representação do ALSF-2.
Na segunda folha, temos a parte de auxílios visuais. Podem ver que consta: PAPI e o ALSF-2 para a 15, VASIS para a 33 e AVASIS para a 11.
Já o modelo da Jeppesen é diferente, vejam só:


Eu bem que tentei achar um desenho pronto do layout básico das luzes, mas não encontrei. Então fiz um “desenho” (uma tentativa) mostrando onde estão cada uma delas já que o pessoal disse que ficou meio confuso com tantas letras.


Achei também uma foto do Aeroporto Haneda, em Tokyo:

Explicado isso, passamos pras luzes nas taxiways:

Taxiway Edge Lights: São as luzes azuis que demarcam os limites laterais da taxiway.

Aqui temos um layout do FAA que nos mostra e localização delas.


Taxiway Centerline Lights:  Assim como na pista, são as luzes que ficam no centro da taxiway orientando o fluxo. Aqui elas são da cor verde


Runway Guard Lights: Estas podem ser de dois tipos, elevadas ou embutidas no asfalto. São luzes instaladas no ponto de espera das pistas ou nos cruzamentos taxiway/pista. Temos abaixo algumas fotos e o layout do FAA mostrando a localização.
  


Stop Bar Lights: É uma linha de luzes vermelhas embutidas no pavimento localizadas no ponto de espera da pista.

Alguns modelos podem ser operadas pelo controlador da torre e trabalham em conjunto com as “Taxiway Centerline Lead-on Lights”. Após a aeronave receber a autorização para ingressar na pista, a Stop Bar é desligada e essas centerline lights são ligadas para indicar o caminho. Vejam nas figuras abaixo:
Caso 1: Configuração GO – Aeronave está autorizada a ingressar na pista

Caso 2: Configuração STOP – Aeronave não está autorizada a ingressra na pista.


Podem existir ainda outros tipos, mas se eu for ficar falando de cada exceção aqui não termino nunca.
Abraço!

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