WELTON APARECIDO PEREIRA CHAGAS
Inspetor de Manutenção Aeronáutica
Inspetor de Manutenção Aeronáutica
Controle Técnico de Manutenção Aeronáutica – CTM, uma
atividade da aviação, desconhecida por muitos e amada por poucos, um
setor de extrema importância, que define-se na responsabilidade do
Controlador Técnico de Manutenção Aéronáutica, o qual zela pela “Vida e
Saúde” de uma aeronave, entre inúmeros pousos e decolagens.
É
comum encontrar empresas onde o Controlador Técnico de Manutenção atua
simultaneamente na Seção de Registro de Manutenção, sendo ambas
distintas, podendo ser desenvolvidas em conjunto ou separadamente,
porém, para isso existem regras pré-estabelecidas nos regulamentos
expedidos pela ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil), publicadas em
Diário Oficial e disponíveis na internet, definindo claramente todos os
procedimentos necessários para o desempenho em ambas.
Você
deve estar se perguntando – Como controlar a “Vida e a Saúde” de uma
aeronave? Para responder essa questão faremos analogia com outro tipo de
máquina…o seu automóvel.
Vamos
começar com um simples carro de passeio Zero KM. Para que esse veículo
circule em perfeitas condições e com toda segurança, desde a sua
fabricação até a utilização diária, muitos profissionais são envolvidos,
observando, avaliando e reparando possíveis falhas em sua estrutura,
validade de documentos e procedimentos operacionais.
Quando
falo em estrutura, refiro-me a parte física do veículo, a documental
refere-se a fabricação, onde foram respeitados todos os critérios
exigidos em lei e projeto de engenharia, desde a produção de peças,
acessórios, montagem até sua comercialização, bem como a parte
operacional ligada diretamente ao seu condutor e local a ser conduzido,
tudo regulado e fiscalizado pelo Código Nacional de Trânsito.
Após
um determinado tempo aquele seu carro Zero KM já não o é mais, e devido
ao desgaste provocado pelo tempo ou quilometro rodado passará por
revisões periódicas, substituindo e reparando alguns de seus
componentes.
Agora podemos nos voltar
para uma aeronave, considerando sua complexa diferença operacional,
controle geral e filosofia de manutenção.
Considerando
uma aeronave nova ou usada, deverá o profissional em CTM ter o controle
direto da sua manutenção, vencimento dos documentos exigidos para sua
aeronavegabilidade, acompanhando de forma precisa a situação geral de
seus componentes, conhecendo o tempo de vida útil ou revisões de cada
um, avaliando também os conjuntos ou a aeronave em si.
Para
que uma aeronave possa operar, deverá estar em perfeitas condições de
vôo, pois qualquer falha pode ser fatal. Para isso os controladores
atualizam e consultam uma infinidade de manuais, seguindo determinações
diretas existentes na relação entre fabricantes de aeronaves e Órgãos
responsáveis pelo sistema de aviação, seja em nível Regional ou Mundial,
formando uma rede padronizada de procedimentos que garantem sua
qualidade, segurança e eficácia em serviço.
Além
disso, o controlador está ligado diretamente ao que ocorre, durante e
depois de cada vôo, através de informações registradas no diário de
bordo de cada aeronave, tornando este, peça primária e fundamental para
que se tenha noção do quanto uma aeronave esta sendo ou ainda poderá ser
utilizada.
Existem várias unidades utilizadas para calcular esse desgaste, e o controlador é responsável direto pelo seu resultado.
Por
exemplo, imagine que o fabricante de um automóvel determine que o
amortecedor deste deve ser substituído a cada 60.000KM, 35.064 horas ou 4
anos de uso. Em algum momento o veículo irá atingir um desses valores,
sendo o controlador de manutenção aeronáutica responsável direto por
esses cálculos, utilizando-se das informações registradas no diário de
bordo que o piloto preenche voo a voo, tudo de forma cumulativa, onde a
partir daí extraem-se resultados e as ações de manutenção são definidas.
Devemos
levar em conta que um helicóptero de médio porte possui em média até
450 itens controlados, desde o vencimento de vida útil dos componentes
até a validade de seus documentos tais como, seguro, inspeções anuais,
certificado de aeronavegabilidade, etc…
Digo,
por experiência própria, que controlar a vida de uma aeronave é uma
arte, e se você pretende atuar nesse quadro saiba que o show está só
começando pois, com a crescente ascensão no mercado da Aviação muitas
oportunidades estão surgindo a esses profissionais, tornando-os
diferentes na essência de sua capacidade, responsabilidade e
complexidade em suas decisões.
Boa sorte e espero vê-los atuando nesse mercado um dia!!!
O autor é 2º Sargento, trabalha no CTM do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP e é Inspetor de Manutenção Aeronáutica .
Fonte: www.pilotopolicial.com.br
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