Neste artigo será explicado como a asa de um avião consegue
sustentação. E também os 2 tipos de perfis de asa e explicado em
detalhes seus componentes.
Conhecendo a asa e entendendo a sustentação
Para entendermos como uma asa de avião consegue sustentação precisamos entender a asa.
A asa de um avião não é reta ela tem uma curvatura maior na parte de
cima da asa que é chamada de perfil assimétrico. Conforme você poderá
ver abaixo.
Essa maior curvatura gera maior velocidade na parte de cima (extradorso)
do que no intradorso (parte de baixo) ou seja
quando o vento passa pela
asa irá aver mais velocidade na parte de cima que do que na de baixo
devido a maior curvatura na cima. Como a parte de cima estará em maior
velocidade isso irá resultar em menor pressão na parte de cima
(extradorso), mas porque? Imagine que a pressão é um fluido em
movimento, como já foi dito anteriormente a parte de cima está em maior
velocidade justamente a velocidade ira levar a fluido mais rapidamente e
quanto menos fluido menor a pressão.
Essa diferença de pressão com o extradorso (parte de cima) com menor
pressão e o instradorso (parte de baixo) com maior pressão gera uma
força pra cima e inclinada para o lado chamado de “Resultante
aerodinâmica” ao qual ela passa pelo “Centro de pressão” abreviado de
cp. Veja a imagem abaixo.
Ou seja isso explica por parte como é gerada a sustentação, porque a
sustentação é um componente da resultante aerodinâmica, sendo que a
resultante aerodinâmica tem dois componentes a sustentação e o arrasto
que é prejudicial.
Os 2 tipos de perfis
Como já foi dito anteriormente A asa de um avião não é reta ela tem uma
curvatura maior na parte de cima da asa que é chamada de perfil
assimétrico. Porem o avião tem os estabilizadores na cauda do avião
conforme você pode ver na imagem baixo.
E esses estabilizadores tem uma curvatura igual tanto em cima quanto em baixo, chamado de perfil simétrico.
Sendo assim um avião tem dois perfis:
Perfil assimétrico
Que pode ser divido em linha reta em partes não iguais.
Perfil simétrico
Que pode ser dividido em linha reta em partes iguais.
Conhecendo um perfil
Agora vamos entender os componentes de um perfil de asa ou estabilizador.
Veja a imagem explicativa abaixo.
Bordo de ataque: represente a frente do perfil (asa)
Bordo de fuga: representa a parte traseira do perfil
Extradorso: representa a parte dianteira do perfil ou seja a parte de cima do perfil.
Intradorso: representa a parte inferior do perfil ou seja aparte de baixo do perfil
Corda: é uma linha que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga.
Linha média: também conhecida como Lina de curvatura média: é uma linha média do extradorso e do intradorso.
Bom pessoal espero que tenham gostado deste artigo, fiquem a vontade para divulgar, e até o próximo artigo.
fonte: Curso de Aviação
Nenhum comentário:
Postar um comentário