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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Entendendo a aerodinâmica da asa de um avião

Neste artigo será explicado como a asa de um avião consegue sustentação. E também os 2 tipos de perfis de asa e explicado em detalhes seus componentes.
Conhecendo a asa e entendendo a sustentação
Para entendermos como uma asa de avião consegue sustentação precisamos entender a asa.
A asa de um avião não é reta ela tem uma curvatura maior na parte de cima da asa que é chamada de perfil assimétrico. Conforme você poderá ver abaixo.

Essa maior curvatura gera maior velocidade na parte de cima (extradorso) do que no intradorso (parte de baixo) ou seja
quando o vento passa pela asa irá aver mais velocidade na parte de cima que do que na de baixo devido a maior curvatura na cima. Como a parte de cima estará em maior velocidade isso irá resultar em menor pressão na parte de cima (extradorso), mas porque? Imagine que a pressão é um fluido em movimento, como já foi dito anteriormente a parte de cima está em maior velocidade justamente a velocidade ira levar a fluido mais rapidamente e quanto menos fluido menor a pressão.
Essa diferença de pressão com o extradorso (parte de cima) com menor pressão e o instradorso (parte de baixo) com maior pressão gera uma força pra cima e inclinada para o lado chamado de “Resultante aerodinâmica” ao qual ela passa pelo “Centro de pressão” abreviado de cp. Veja a imagem abaixo.

Ou seja isso explica por parte como é gerada a sustentação, porque a sustentação é um componente da resultante aerodinâmica, sendo que a resultante aerodinâmica tem dois componentes a sustentação e o arrasto que é prejudicial.
Os 2 tipos de perfis
Como já foi dito anteriormente A asa de um avião não é reta ela tem uma curvatura maior na parte de cima da asa que é chamada de perfil assimétrico. Porem o avião tem os estabilizadores na cauda do avião conforme você pode ver na imagem baixo.

E esses estabilizadores tem uma curvatura igual tanto em cima quanto em baixo, chamado de perfil simétrico.
Sendo assim um avião tem dois perfis:
Perfil assimétrico
Que pode ser divido em linha reta em partes não iguais.

Perfil simétrico
Que pode ser dividido em linha reta em partes iguais.

Conhecendo um perfil
Agora vamos entender os componentes de um perfil de asa ou estabilizador.
Veja a imagem explicativa abaixo.

Bordo de ataque: represente a frente do perfil (asa)
Bordo de fuga: representa a parte traseira do perfil
Extradorso: representa a parte dianteira do perfil ou seja a parte de cima do perfil.
Intradorso: representa a parte inferior do perfil ou seja aparte de baixo do perfil
Corda: é uma linha que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga.
Linha média: também conhecida como Lina de curvatura média: é uma linha média do extradorso e do intradorso.
Bom pessoal espero que tenham gostado deste artigo, fiquem a vontade para divulgar, e até o próximo artigo.


fonte: Curso de Aviação

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