Em busca de designs mais eficientes,
as grandes fabricantes de aeronaves realizam pesquisas e estudos para
conseguir obter melhor performance e custos mais baixos. Observando a
maneira de voar e a anatomia dos pássaros, muito já foi aprendido, porém
nem sempre pássaros e aviões se dão bem!
De acordo com a FAA, entre os anos de
1990 e 2010 foram registrados 121,000 casos de “Bird strike”. Vale
ressaltar que esses são os casos registrados, ou seja, o número é bem
maior que esse! Os dados indicam que 92% dos acidentes ocorrem entre a
superfície e 3,500 pés (AGL). Entre 2006 e 2010, a média de acidentes
registrados foi de 26 bird strikes por dia!
Acho
que esses números são bastante significativos, não é? Estudos apontam
também que grande parte dos acidentes ocorrem durante a aproximação e
pouso. Pode parecer bobeira, mas esse tipo de acidente é extremamente
sério. Os pássaros podem danificar a fuselagem, destruir os vidros e
potencialmente causar perda de potência. Lembra daquele Airbus da US
Airways que pousou no rio Hudson? Os grandes responsáveis pelo acidente
foram pássaros que foram ingeridos pelos motores da aeronave, os quais
foram extremamente danificados.
Muitos Pilotos não sabem, mas a FAA
emite NOTAM’s relatando esse tipo de atividade, assim como emite avisos
através do ATIS dos aeródromos. Já passei perto de pássaros várias vezes
durante meus voos e posso dizer que não é nem um pouco agradável! Essa
semana enfrentamos esse tipo de atividade aqui em Vero Beach, porém sem
maiores problemas.
O Air Safety Institute (AOPA) recomenda
que se uma colisão for iminente o Piloto deve cobrir os olhos, se
abaixar (proteger a cabeça) e manter o controle da aeronave. Caso as
aves atinjam a fuselagem, o Piloto deve considerar um pouso imediato e
até mesmo declarar situação de emergência. Se necessário, um pouso
“off-aiport” também deve ser considerado. Outra dica da AOPA é que a
velocidade da aeronave pode piorar a situação (quanto mais rápido pior),
portanto mantenha sempre as velocidades apropriadas nas aproximações!
Leia mais aqui: http://www.aopa.org/asf/publications/SB11.pdf
Fonte: Blog Aero Entusiasta
Nenhum comentário:
Postar um comentário