Durante o ano de 1933 o Technisches Amt
(Departamento Técnico do RLM) concluiu uma série de estudos a respeito
do futuro do combate aéreo. Os resultados das pesquisas refletiram num
novo tipo de caça monoposto (Verfolgungs-Jagdeinsitzer)
que deveria possuir uma série de características: velocidade máxima de
400 km/h a 6.000m, autonomia para 90 minutos de voo e um armamento
composto por, pelo menos, três metralhadoras (com 1000 cartuchos cada) e
um canhão de 20mm. Fora isso, o arrasto alar deveria ser menor do que
10kgf/m² a fim de possibilitar maior manobrabilidade e agilidade nas
curvas ou manobras mais fechadas.
A inspiração para os projetistas do He 112 era outro avião da família, o He 70 “Blitz”. Assim como o He 70,
o novo aparelho era inteiramente construído de metal, tinha asas
fixadas por rebites abaixo da fuselagem monobloco. O trem de pouso era
retrátil e sua bitola larga proporcionava pousos e decolagens bastante
seguros. Além disso, a visibilidade era excelente, mas a cabina aberta
prejudicava em muito as funções do piloto.
O primeiro protótipo do He 112, isto é, o He 112V1 foi finalizado em 1º de setembro de 1935 e era equipado com um propulsor Jumo 210 de 510 kw (695 hp) de potência, o qual era na realidade uma cópia do Rolls-Royce Kestrel Mk.II.S.
Os testes iniciais mostraram que o arrasto era bem maior do que os
cálculos previam e, conseqüentemente, a velocidade máxima ficou abaixo
do esperado. Mesmo assim, o V1 foi enviado para Travemünde para ser
testado por pilotos do RLM no mês de dezembro desse mesmo ano.
O Heinkel era
comparativamente avançado, e o primeiro de 12 protótipos posteriores
voou no verão europeu de 1935. Durante o programa, foi testado diversas
configurações. A Luftwaffe escolheu então o Bf 109, mas o Ministério da Aeronáutica alemão estava suficientemente impressionado com o caça Heinkel e encomendou 43 aeronaves de pré-produção He 112B-0
que operaram com a ala de caças em 1938. Dezessete aeronaves foram
enviadas para a Espanha para avaliação operacional, após a qual, 15
aeronaves remanescentes foram passadas para as forças rebeldes
nacionalistas. Do restante, a Alemanha vendeu 13 para o Japão e 13 para a
Romênia. Esta última adquiriu, mais tarde, 11 das 13 aeronaves de
produção He 112B-1 para serviço até 1942. A Hungria também adquiriu poucas aeronaves.
Heinkel He 112B-1:Tipo: caça e caça-bombardeiro monoposto.
Motor: em V de 12 cilindros Junkers Jumo 210Ea de 680HP (507kW).
Performance: velocidade máxima: 510km/h;ascensão a 6.000 em 9,3 minutos; teto operacional: 8.500m;alcance: 1.100km Pesos: vazio: 1.620kg; máximo na decolagem: 2.250kg.
Dimensões: envergadura:9,10m; comprimento: 9,30m; altura: 3,85m; Armamento: 2 canhões de20mm mais 2 metralhadoras 7,92mm nos lados da fuselagem dianteira mais carga exterior de bomba de 60kg.
Fonte: Bit Voador
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