Divisão do espaço aéreo
O
espaço aéreo é dividido em superior e inferior. O espaço aéreo inferor
vai do nível do solo até o FL 245 (nível de vôo 245), que em condição
padrão de pressão equivale a 7450 metros de altitude. O espaço aéreo
superior vai do FL 245 até o limite do espaço aéreo.
O
espaço aéreo superior é horizontalmente dividido em áreas não
controladas e áreas controladas chamadas UTA (área de controle
superior), constituída por aerovias e áreas com grande densidade de
tráfego aéreo.
O
espaço aéreo inferior contém também áreas não controladas, também
chamadas de FIR, e quatro tipos de espações aéreos controlados: ATZ ou
Zona de tráfego de aeródromo - Espaço aéreo controlado pela torre de
controle. É a área em que os controladores na torre de controle do
aeródromo têm contato visual com a aeronave em procedimento visual (VFR)
de pouso e decolagem. CTR ou Zona de controle - Espaço aéreo controlado
cujo principl objetivo é proteger aeronaves em pouso ou decolagem por
instrumentos (IFR). Geralmente os aeródromos que tem CTR não tem ATZ,
porém
os procedimentos de pouso e decolagem visuais continuam sendo
controlados pela torre de controle. TMA ou Área de aproximação terminal -
Área controlada situadas em regiões onde existem uma grande densidade
de tráfego aŕeo. Geralmente situadas ao redor de aeroportos importantes
esta área destina-se a controlar os procedimentos de aproximação por
instrumentos. CTA ou Área de controle inferior - Área controlada onde se
situam as rotas aéreas. Geralmente ficam entre os níveis FL 145
(aproximadamente 4400m de altitude) e FL 245 (aproximadamentes 7450m de
altitude).
Classes do espaço aéreo
O
espaço aéreo é internacionalmente dividido em sete classes, de A a G.
Cada classe tem diferentes regras quanto a separação entre aeronaves,
controle exercido pelo órgão de controle de tráfego aéreo, exigência de
autorização, condições meteorológicas mínimas para vôos visuais, limites
de velocidade e exigência de contato por rádio com controladores de
tráfego.
Espaço Aéreo Nacional
O
Espaço Aéreo Brasileiro compreende todo o Território Nacional e a
porção náutica territorial. Ela é dividida em cinco porções,
representadas por FIR – Flight Information Regions (Regiões de
Informação ao Vôo), cada qual, responsável pelo Controle de Tráfego
Aéreo.
Região de Informação ao Vôo – Curitiba (CWB)
Compreendida
na porção mais austral do Brasil, compreende todos as Unidades
Federativas da Região Sul, bem como a metade do Estado de São Paulo e
totalidade de Mato Grosso do Sul. Na vida real, tem como responsável
pela manutenção da integridade e da soberania do Espaço Aéreo
Brasileiro, na FIR, o CINDACTA II (Centro Integrado de Defesa Aérea e
Controle de Tráfego Aéreo – Região 2), localizado em Curitiba (no
Aeroporto do Bacacheri). Curitiba FIR na IVAO:
Região de Informação ao Vôo – Brasília (BSB)
Área
central do nosso País, que é responsável pelo Controle de Tráfego Aéreo
dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito
Federal, porção norte do Estado de São Paulo, sul do Tocantins e leste
de Mato Grosso. Nessa Região de Informação ao Vôo estão localizadas as
Terminais de Controle de Tráfego Aéreo mais movimentadas do Brasil: São
Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O CINDACTA I – localizado na Cidade de
Brasília/DF – é o responsável pelo controle nessa região. Brasilia FIR
na IVAO:
Região de Informação ao Vôo – Recife (REC)
A
Área de Controle de Recife é a responsável pela Vigilância e Controle
do Nordeste brasileiro, exclusive a parte oeste do Estado do Maranhão.
Tem como responsável o CINDACTA III, localizado na Cidade de Recife/PE.
Tem alguns dos principais destinos do verão brasileiro, sendo visitado
por milhares de turistas – estrangeiros, ou não – tendo como principais
destinos: Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. Além disso, encontra-se
em alto-mar a Ilha de Fernando de Noronha, e nela encontra-se o
Aeroporto de Fernando de Noronha, capacitado a receber aviões de médio
porte (tais como Fokker 100 e Boeing 737), de administração pública, e
operada pela INFRAERO. Recife FIR na IVAO: http://br.ivao.aero/sbre
Região de Informação ao Vôo – Atlântico (ACO)
Localizada
dentro do CINDACTA III em Recife, tem como responsabilidade a gerência
da Região Oceânica que separa o Brasil da Europa e África. Atlântico FIR
na IVAO:
Região de Informação ao Vôo – Amazônica (AMZ)
A
Selva Brasileira é gerenciada por essa FIR, compreendendo a Região
Norte do Brasil, parte Oeste de Mato Grosso e Maranhão, e porção norte
do Tocantins. Por lá passam todos os vôos rumo ou oriundos da América do
Norte e Central. O CINDACTA IV está localizado em Manaus. Amazônica FIR
na IVAO:
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