voar. Foi esse
o sonho do ser humano, que foi atingido, com o maior dos êxitos, a mais de 100
anos atrás, por ALBERTO SANTOS DUMONT. Natural da antiga cidade de Palmira,
estado de Minas Gerais. De lá pra cá, o progresso da aviação, vem crescendo num
ritmo impressionante. Antigamente, para se voar, era uma verdadeira
dificuldade. Hoje, com apenas um toque na tela, o piloto consegue visualizar e
monitorar tudo o que envolve um vôo, seja qual for à duração e distância do
mesmo.
Sempre costumo
dizer o seguinte para o pessoal que querem encarar a aviação. Analisem dois
lados. O lado emoção, e o lado da razão. Pelo lado da emoção, o que se pode
dizer, é que com amor e dedicação, tudo se consegue na vida, já pelo lado da
razão, o mercado está expansivo. Prova disso, nas principais manchetes dos mais
variados jornais e revistas, mostram a falta de profissionais capacitados no
Brasil.
Voar é para
todos, por mais que tenha pessoas que não reflitam isso. Mas é a verdade, voar
é para o presidente, diretor, executivo, balconista, pipoqueiro, e até mesmo o
meu antigo caso, verdureiro. Vendia verduras de folhas na rua, com uma
carriola. Tendo muito contato com o publico, sempre convido as pessoas, há
conhecer um pouco mais sobre o mundo da aviação, tal qual dá para se perceber,
que voar, é o sonho de muita gente, inclusive pessoas de idade. Chegar perto de
um avião, poder tocá-lo. Bater fotos, entrar dentro e tudo mais.
Muitos me
perguntam se piloto ganha bem. Isso, por mais que não pareça, é uma questão de
difícil resposta. Isso parte da ambição da pessoa. Tenho amigos, que fazem à
mesma coisa, voam o mesmo numero de horas, e tem pagamentos diferentes. O que
deve fazer é uma negociação amigável para ambos os lados. Vale lembrar que o
candidato a piloto, deverá primeiro, obter o CCF de 2º classe. Com o mesmo em
mãos, o aluno irá prestar a banca, tal a qual, é uma avaliação final, da ANAC –
Agencia Nacional de Aviação Civil, onde o aspirante a piloto realizará cinco
provas, dentre elas...Conhecimentos técnicos de avião. Teoria de vôo e
aerodinâmica. Regulamento de trafego aéreo. Meteorologia aeronáutica, e
Navegação aérea. O mesmo sendo aprovado, ele partirá para a melhor parte, a
pratica do PPA (piloto privado de avião). Depois do PP, vem o PC, assim, com o
PC em mãos, o piloto poderá atuar na atividade. Cabendo ao mesmo, realizar
quais cursos deseja seguir, entre eles agrícola, comercial, entre outros.
Realmente, é o
que diz o titulo. UMA PAIXÃO CHAMADA AVIAÇÃO. O aviador fica horas e mais horas
em campos de aviação, curtindo pousos, decolagens, voando por trabalho, ou
mesmo por hobby, tirando milhões de fotos para compartilhar nos diversos meios
de comunicação existente, com seus -
“IRMÃOS DE ASAS”. Por isso, a você futuro comandante. Estude a fio. Estude
mesmo, qualquer duvida, o professor existe para tirar duvidas e lhe auxiliar na
caminhada. Mas não se esqueça jamais, dos dizeres a seguir...
.....Tenha
como meta principal na aviação, CRESCER, mantenha o foco em cada coisa na vida.
Tenha primeiro, DEUS ( ou uma crença particular sua ), em segundo, VOCÊ, e em
terceiro lugar. OS SEUS PROPÓSITOS....fazendo assim, conseguirá atingir o tal
sonho de aviador.....
Tiago
Balduino Ricci – “Cmte” “Tikinho”
Nenhum comentário:
Postar um comentário