Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SEGURANÇA DE VOO: SOBREVIVENDO A POUSO FORÇADO

Sem sombra de dúvidas voar é seguro. Muito seguro quanto se provém aos envolvidos os conceitos e técnicas de gerenciamento de risco e segurança de voo. Porém, adversidades poderão ocorrer, claro. Estamos treinados para executar desde as manobras mais básicas até os procedimentos e utilização de recursos necessários em caso de emergência. Mas no dia-a-dia algumas coisas acabam passando batidas ousenão esquecidas, mas não menos fundamentais.
Pensando nisso busquei um assunto que pudesse, por vezes, passar batido pra maioria dos aviadores em algum momento do voo, que pudesse gerar uma reflexão de técnicas e procedimentos capazes de auxiliar no incremento da segurança, não vistos com frequência em sala de aula. Nisso me veio a mente: "pouso forçado"
Navegando como sempre pela grande rede me deparei com uma palestra ministrada durante a Sun N' Fun 2009, um material produzido e publicado pela FAA. Neste vídeo de aproximadamente 1 hora de duração, é possível retirar informações importantíssimas sobre pousos de emergência. São discutidos os aspectos pertinentes ao briefing do voo e de procedimentos de emergência, sobre as características principais de um pouso forçado, além também das interessantes técnicas de gerenciamento de impacto, o que pode salvar vidas em uma situação dessa natureza. Além do mais, é dada uma pequena revisão sobre os conceitos teóricos de velocidades e melhor performance, além da importância do treinamento frequente para situações onde se encaixariam um pouso forçado.
De tudo o que é dito na apresentação um dos pontos que mais me chamou a atenção foi sobre o stress causado pela situação de emergência e, principalmente, sobre o domínio desta condição fisiológica para garantir eficientemente uma melhor tomada de decisão.
Enfim, é um assunto que ao meu ver é fundamental e vale a pena a atenção. Afinal, nunca sabemos quando passaremos por algo semelhante. É de nossa responsabilidade estarmos preparados pra todas as situações que podem vir a ocorrer em voo.
E segue o vídeo.
 
 
 
Fonte: http://aviationlosa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário