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segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aero Boero AB-115



AB-115
O Aero Boero AB-115 é um avião de treinamento de fabricação argentina. Com capacidade para dois pilotos, é amplamente utilizado nos aeroclubes e escolas de pilotagem do Brasil.
O AB-115 é uma aeronave mono-plano de asa alta, semi-cantilever, monomotor, tendo sua estrutura feita em tubos de aço soldados, com algumas partes em alumínio e fibra de vidro. Seu revestimento é feito em tela com tratamento anticorrosivo. Seu trem de pouso é fixo, do tipo convencional.
É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem. Suas asas sao feitas de alumínio reforçado com barras de compressão de aço e pontas das asas de fiberglass, possuindo dois pontos de fixação. Sua fuselagem é do tipo treliça reticular de aço soldado e revestido de tela, possuindo tratamento anti-corrosivo à base de cromato de zinco. Seu motor tem 115 HP a 2800 RPM. Possui 4 cilindros opostos horizontalmente, resfriados a ar. Utiliza um carburador e dois magnetos. O sistema de lubrificação é do tipo carter úmido, possuindo uma bomba de engrenagem que, por pressao, conduz o óleo para o motor.

Especificações

Características gerais

  • Fabricante: Aero Boero (Argentina)
  • Número de assentos: 2
  • Motor: 1 AVCO Lycoming 0 235 C2A, 2400 Horas TBO
  • Potência: 115 hp a 2800 rpm
  • Comprimento: 7,23 m
  • Envergadura: 10,78 m
  • Altura: 2,05 m
  • Altura: 2,10 m
  • Peso vazio: 557 kg
  • Peso máximo na decolagem: 770 kg
  • Velocidade de cruzeiro: 90 mph
  • Velocidade máxima: 137 mph
  • Capacidade máxima do tanque de óleo: 5,68 litros (6 quarts de galao)
  • Capacidade mínima operacional do tanque de óleo: 3,79 litros (4 quarts de galao)
  • Autonomia: entre 4:30 e 5 h. de voo
  • Consumo Horário: cerca de 25 Litros por hora
  • Capacidade individual dos 2 tanques de combustível: 57,5 litros
  • Volume total de combustível residual nos tanques: 5 litros
  • Velocidade de estol sem flaps: 52 mph
  • Velocidade de estol com 45 graus de flaps: 42 mph
  • Posições de flaps: 4 (0, 15, 30 e 45 graus)
  • Fator de Carga positivo (máximo): +3,8G (flaps recolhidos) +2,0G (flaps 45 graus)
  • Fator de Carga negativo (máximo): -1,52G (são proibidas manobras que produzam fator de carga negativo)

BAIXE AQUI:  GROUND SCHOOL AB-115





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ground school disponibilizado pelo aeroclube de Araraquara

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