ACN / PCN Devido à globalização da aviação foi necessário criar padrões internacionais em toda a matéria envolvendo a utilização do avião como transporte aéreo. Sendo assim, foram criados padrões para o uso das pistas, de comparação entre a aeronave e as mesmas e, nessa matéria, entre o peso do avião e a capacidade da pista em suportar
esse peso. Dentre os muitos tipos de métodos de reporte dessa capacidade, o método ACN/PCN (Aircraft Classification Number/Pavement Strength Report) é o modelo mais adotado pelos membros da ICAO. Como exemplo, temos abaixo, marcado em vermelho, o PCN da pista 09L / 27R do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
SÃO PAULO / Internacional - Guarulhos, SP SBGR 23 26 08S/046 28 24W INTL PUB/MIL 24NE UTC-3 VFR IFR L21, 23, 26 INFRAERO 750 (2459) 09L - L5,9(2.97)(1),10,11A,12A - (3700 × 45 ASPH(2) 85/F/B/W/T L14A,15,19,20) - 4,9(3.36)(1),10,12A - 27R
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PCN (Pavement Classification Number)  Ou Número de Classificação do Pavimento. Esse reporte é dividido em cinco partes: 1. PCN: é um número dado à capacidade do pavimento da pista em suportar o peso de um avião em um número irrestrito de movimentos (um movimento representa um pouso, uma decolagem e uma rolagem sobre a pista), expressa o efeito relativo da aeronave no pavimento para uma específica camada de sub-leito. Esse número começa em zero, em uma escala contínua sem limite. 1 PCN é a força necessária para suportar uma massa de 500kg em um único pneu com pressão de 1,25MPa (181,5 psi). 2. Tipo de Pavimento: é representado por duas letras, “R” para Rígido e “F” para Flexível. É relacionado à rigidez do pavimento. Normalmente, se a força de resistência é derivada de uma laje de concreto, é dito como Rígido; se de asfalto, Flexível. 3. Categoria de Resistência do Sub-leito: a resistência da camada de sub-leito é medida, classificada e dividida em 4 grupos: “A”- alta; “B”- média; “C”- baixa; “D”- muito baixa. 4. Categoria da Pressão dos Pneus: Dividido em quatro grupos: “W” – alta pressão do pneu, sem limites; “X” – média, máxima pressão de até 1,5MPa (217,5psi); “Y” – baixa, máxima pressão de até 1,0MPa (145psi); “Z” – muito baixa, máxima pressão de até 0,5MPa (72,5psi). 5. Método de Avaliação: existem apenas dois métodos para determinar as características do pavimento e são representadas como “T” para uma avaliação realizada por um profissional e meios técnicos e “U” se a avaliação é baseada na experiência conseguida pelo uso das aeronaves.  Assim, a exemplo do Aeroporto de Guarulhos: PCN 85/F/B/W/T; a decodificação seria: - Número de Classificação do Pavimento: 85;
- Pavimento do tipo flexível (asfalto);
- Resistência da Camada de Sub-leito: Média;
- Pressão de pneu ilimitada, sem restrições;
- As características do pavimento foram avaliadas tecnicamente.
ACN (Aircraft Classification Number)
O Número de Classificação da Aeronave, expressa o efeito relativo da massa da aeronave sobre um pavimento. 1 ACN representa uma massa de 500kg suportada por uma única roda com pressão do pneu de 1,25 Mpa (181,25psi). Abaixo temos uma tabela com os ACN’s máximos e mínimos de diferentes aeronaves.
Arte da Navegação
Aérea | ACN relativo à categoria da camada de sub-leito |
Pavimentos Rígidos | Pavimentos Flexíveis |
Alta
K=150 | Média
K=80 | Baixa
K=40 | Muito Baixa
K=20 | Alta
CBR=15% | Média
CBR=10% | Baixa
CBR=6% | Muito Baixa
CBR=3% |
Tipo da Aeronave | Peso Máx. Peso Mín. (Kg) | Pressão do Pneu (MPa) |
A319-100 | 69.000 38.200 | 1,07 | 37 18 | 40 20 | 42 21 | 45 23 | 35 18 | 36 18 | 40 20 | 46 23 |
A330-300 | 226.400 169.700 | 1,42 | 54 39 | 62 43 | 74 50 | 86 58 | 62 44 | 68 47 | 79 53 | 107 70 |
AN-225 | 588.400 450.000 | 1,13 | 45 30 | 61 39 | 89 55 | 125 75 | 63 41 | 75 48 | 95 62 | 132 88 |
B717-200 | 53977 30618 | 1.13 | 34 17 | 36 18 | 38 20 | 39 20 | 30 16 | 32 16 | 36 18 | 39 21 |
B737-700 | 69.000 37.000 | 1,39 | 43 21 | 46 22 | 48 23 | 50 24 | 38 18 | 40 19 | 44 20 | 49 23 |
B747-400 | 390500 180000 | 1,38 | 54 20 | 65 23 | 77 27 | 88 31 | 59 23 | 66 24 | 82 27 | 105 35 |
B777-300 | 294500 160000 | 1,48 | 54 27 | 69 28 | 89 35 | 109 43 | 68 30 | 76 32 | 97 38 | 129 53 |
ERJ-145 | 21700 11000 | 0,90 | 14 6 | 15 7 | 15 7 | 16 7 | 12 5 | 13 6 | 15 6 | 16 7 |
Seu uso é simples. Escolha a aeronave a se utilizar e siga em linha reta até o Tipo de Pavimento com a relativa Categoria da Camada de Sub-leito. Os dois números encontrados representam os ACN’s da aeronave com peso máximo – MTWA [Maximum Total Weight Authorized, ou Peso Máximo Total Autorizado, normalmente o Peso Máximo de Rampa (MRW), que é o Peso Máximo de Decolagem (MTOW) somado com o Combustível para o Taxi (TXF)] – e mínimo [Peso Básico Operacional (BOW)] . Deve-se agora fazer a interpolação para que o ACN Real da aeronave seja obtido. Para isso, pode-se usar a fórmula abaixo:
ACN = ACN máx – (Peso Máximo – Peso Real)(ACNmáx – ACN mín)     (Peso Máximo – Peso Mínimo) Por exemplo, qual é o ACN de um B717-200 com um peso de 48000kg e pressão de pneus de 164psi, utilizando a pista 09L/27R de Guarulhos (asfalto e categoria de resistência de sub-leito média)?
ACN = 32 – (53977 – 48.000)(32 - 16)
 (53977 – 30618)
ACN = 32 – 95632
 23359
ACN = 32 – 4,09= 27,91 Agora, para saber se a aeronave é compatível ao pavimento, basta comparar o PCN da pista com o ACN na aeronave. Se o ACN for igual ou inferior ao PCN, é permitida a operação da aeronave na referida pista. Assim:
PCN da pista 09L/27R: 85
ACN do B717-200 com um Peso de Decolagem de 48.000kg: 27,91
Como ACN<PCN, é possível a operação.
A menos que devidamente autorizado pela autoridade aeronáutica competente, o ACN e a pressão dos pneus de uma aeronave não poderão exceder o PCN e pressão dos pneus máximos para o aeroporto em questão. Esses últimos valores estão publicados nos AIP’s de cada Estado membro da ICAO. Maiores informações sobre esse método podem ser obtidas na Emenda 35 do Anexo 14 - ICAO Standard Practices.
Oaviao . com Referências Bibliográficas:
SWATTON, P.J. Aircraft Performance Theory for Pilots e
www.tc.gc.ca/aviation/aerodrme/tacheval/index_e.htm Conteúdo elaborado por Bruno da Gama Ochin. 10ª TURMA - CIÊNCIAS AERONÁUTICAS - PUCRS |
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