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terça-feira, 16 de agosto de 2011

ACN



 
ACN / PCN 
Devido à globalização da aviação foi necessário criar padrões internacionais em toda a matéria envolvendo a utilização do avião como transporte aéreo. Sendo assim, foram criados padrões para o uso das pistas, de comparação entre a aeronave e as mesmas e, nessa matéria, entre o peso do avião e a capacidade da pista em suportar
esse peso.
Dentre os muitos tipos de métodos de reporte dessa capacidade, o método ACN/PCN (Aircraft Classification Number/Pavement Strength Report) é o modelo mais adotado pelos membros da ICAO. Como exemplo, temos abaixo, marcado em vermelho, o PCN da pista 09L / 27R do Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

SÃO PAULO / Internacional - Guarulhos, SP SBGR 23 26 08S/046 28 24W INTL PUB/MIL 24NE UTC-3 VFR IFR L21, 23, 26 INFRAERO 750 (2459)          09L - L5,9(2.97)(1),10,11A,12A - (3700 × 45 ASPH(2) 85/F/B/W/T L14A,15,19,20) - 4,9(3.36)(1),10,12A - 27R
PCN (Pavement Classification Number)
Ou Número de Classificação do Pavimento. Esse reporte é dividido em cinco partes:
1.  PCN: é um número dado à capacidade do pavimento da pista em suportar o peso de um avião em um número irrestrito de movimentos (um movimento representa um pouso, uma decolagem e uma rolagem sobre a pista), expressa o efeito relativo da aeronave no pavimento para uma específica  camada de sub-leito. Esse número começa em zero, em uma escala contínua sem limite. 1 PCN é a força necessária para suportar uma massa de 500kg em um único pneu com pressão de 1,25MPa (181,5 psi).
 
2.  Tipo de Pavimento: é representado por duas letras, “R” para Rígido e “F” para Flexível. É relacionado à rigidez do pavimento. Normalmente, se a força de resistência é derivada de uma laje de concreto, é dito como Rígido; se de asfalto, Flexível.
 
3.  Categoria de Resistência do Sub-leito: a resistência da camada de sub-leito é medida, classificada e dividida em 4 grupos:
“A”- alta;
“B”- média;
“C”- baixa;
“D”- muito baixa.
 
4.  Categoria da Pressão dos Pneus: Dividido em quatro grupos:
“W” – alta pressão do pneu, sem limites;
“X” – média, máxima pressão de até 1,5MPa (217,5psi);
“Y” – baixa, máxima pressão de até 1,0MPa (145psi);
“Z” – muito baixa, máxima pressão de até 0,5MPa (72,5psi).
 
5.  Método de Avaliação: existem apenas dois métodos para determinar as características do pavimento e são representadas como “T” para uma avaliação realizada por um profissional e meios técnicos e “U” se a avaliação é baseada na experiência conseguida pelo uso das aeronaves.
Assim, a exemplo do Aeroporto de Guarulhos: PCN 85/F/B/W/T; a decodificação seria:
  • Número de Classificação do Pavimento: 85;
  • Pavimento do tipo flexível (asfalto);
  • Resistência da Camada de Sub-leito: Média;
  • Pressão de pneu ilimitada, sem restrições;
  • As características do pavimento foram avaliadas tecnicamente.
ACN (Aircraft Classification Number)
 
O Número de Classificação da Aeronave, expressa o efeito relativo da massa da aeronave sobre um pavimento. 1 ACN representa uma massa de 500kg suportada por uma única roda com pressão do pneu de 1,25 Mpa (181,25psi). Abaixo temos uma tabela com os ACN’s máximos e mínimos de diferentes aeronaves.
 
  Arte da Navegação
          Aérea
ACN relativo à categoria da camada de sub-leito
Pavimentos Rígidos
Pavimentos Flexíveis
Alta
 
 
 
K=150
Média
 
 
 
K=80
Baixa
 
 
 
K=40
Muito Baixa
 
 
K=20
Alta
 
 
CBR=15%
Média
 
 
CBR=10%
Baixa
 
 
CBR=6%
Muito Baixa
 
CBR=3%
Tipo da Aeronave
Peso Máx.
Peso Mín.
(Kg)
Pressão do Pneu
(MPa)
A319-100
69.000
38.200
1,07
37
18
40
20
42
21
45
23
35
18
36
18
40
20
46
23
A330-300
226.400
169.700
1,42
54
39
62
43
74
50
86
58
62
44
68
47
79
53
107
70
AN-225
588.400
450.000
1,13
45
30
61
39
89
55
125
75
63
41
75
48
95
62
132
88
B717-200
53977
30618
1.13
34
17
36
18
38
20
39
20
30
16
32
16
36
18
39
21
B737-700
69.000
37.000
1,39
43
21
46
22
48
23
50
24
38
18
40
19
44
20
49
23
B747-400
 
390500
180000
1,38
54
20
65
23
77
27
88
31
59
23
66
24
82
27
105
35
B777-300
294500
160000
1,48
54
27
69
28
89
35
109
43
68
30
76
32
97
38
129
53
ERJ-145
21700
11000
0,90
14
6
15
7
15
7
16
7
12
5
13
6
15
6
16
7

Seu uso é simples. Escolha a aeronave a se utilizar e siga em linha reta até o Tipo de Pavimento com a relativa Categoria da Camada de Sub-leito. Os dois números encontrados representam os ACN’s da aeronave com peso máximo – MTWA [Maximum Total Weight Authorized, ou Peso Máximo Total Autorizado, normalmente o Peso Máximo de Rampa (MRW), que é o Peso Máximo de Decolagem (MTOW) somado com o Combustível para o Taxi (TXF)] – e mínimo [Peso Básico Operacional (BOW)] . Deve-se agora fazer a interpolação para que o ACN Real da aeronave seja obtido. Para isso, pode-se usar a fórmula abaixo:
 
ACN = ACN máx – (Peso Máximo – Peso Real)(ACNmáx – ACN mín)
 (Peso Máximo – Peso Mínimo)
Por exemplo, qual é o ACN de um B717-200 com um peso de 48000kg e pressão de pneus de 164psi, utilizando a pista 09L/27R de Guarulhos (asfalto e categoria de resistência de sub-leito média)?

ACN = 32 – (53977 – 48.000)(32 - 16)
(53977 – 30618)
ACN = 32 – 95632
23359
ACN = 32 – 4,09= 27,91
Agora, para saber se a aeronave é compatível ao pavimento, basta comparar o PCN da pista com o ACN na aeronave. Se o ACN for igual ou inferior ao PCN, é permitida a operação da aeronave na referida pista. Assim:

PCN da pista 09L/27R: 85
ACN do B717-200 com um Peso de Decolagem de 48.000kg: 27,91
Como ACN<PCN, é possível a operação.

A menos que devidamente autorizado pela autoridade aeronáutica competente, o ACN e a pressão dos pneus de uma aeronave não poderão exceder o PCN e pressão dos pneus máximos para o aeroporto em questão. Esses últimos valores estão publicados nos AIP’s de cada Estado membro da ICAO. Maiores informações sobre esse método podem ser obtidas na Emenda 35 do Anexo 14 - ICAO Standard Practices.
 
Oaviao . com
Referências Bibliográficas:

SWATTON, P.J. Aircraft Performance Theory for Pilots e
www.tc.gc.ca/aviation/aerodrme/tacheval/index_e.htm
Conteúdo elaborado por Bruno da Gama Ochin. 10ª TURMA - CIÊNCIAS AERONÁUTICAS - PUCRS

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